Editorias / Água
HOME | Avina Leadership | ASA: Avina cita exemplo brasileiro em publicação sobre acesso à água na AL

Água

26 de Setembro de 2011

 

ASA: Avina cita exemplo brasileiro em publicação sobre acesso à água na AL

 asa desenvolve o programa um milh� de cisternas no semi�ido brasileiro
ASA desenvolve o programa "Um Milhão de Cisternas" no Semiárido brasileiro/Foto: Reprodução

Três iniciativas latino-americanas de gestão sustentável e democrática da água integram a publicação Modelos de Governabilidade Democrática da Água na América Latina, divulgada recentemente pela Fundação Avina em evento realizado no Peru. A obra é prefaciada por Elinor Ostrom, Prêmio Nobel de Economia em 2009.

Entre elas está reportada a experiência da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), que reúne uma série de organizações em parceria com o poder público a fim de viabilizar o programa Um Milhão de Cisternas. A iniciativa desenvolvida no Nordeste está concentrada em uma das áreas mais áridas do continente, onde habitam 36 milhões de pessoas.

"Esta série de organizações trabalham com os municípios e definem uma maneira democrática para que as famílias recebem a água por meio de critérios baseados na equidade", destacou Raúl Gauto, responsável pela estratégia de acesso à água da Avina. 

O programa consiste na instalação de cisternas capazes de captar a água da chuva sobre o teto das casas. A água captada é armazenada em tanques de 16.000 litros para ser utilizada, posteriormente, no consumo. "É realmente fascinante assistir ao processo de como ter acesso à água, promover a democracia e fazer o desenvolvimento sustentável junto com essas comunidades", enfatizou Gauto.

Atualmente, a ASA já beneficiou mais de 1,8 milhão de pessoas no semiárido brasileiro, por meio da construção de 350.000 cisternas.

Os outros dois exemplos citados no livro da Avina são o das Organizações Comunitárias de Serviços de Água e Saneamento (OCSAS), que tem âmbito continental, e o da Matanza Riachuelo, na Argentina.

- Conheça o livro da Avina na íntegra em PDF (em espanhol) -

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital