HOME | Biblioteca | Guias e Folhetos | Guia de aves da Mata Atlântica de São Paulo

Guias e Folhetos

03 de Janeiro de 2011

Guia de aves da Mata Atlântica de São Paulo

Guia de aves da Mata Atlântica de São Paulo

Autor:WFF Brasil e Fundação Florestal do Estado de São Paulo

Editora:WFF Brasil e Fundação Florestal do Estado de São Paulo

O Guia de aves Mata Atlântica Paulista, produzido pelo WWF-Brasil e pela Fundação Florestal do Estado de São Paulo com o apoio do HSBC, tem como objetivo incentivar a prática da observação de aves na bela região da Serra do Mar e Serra de Paranapiacaba. A obra foi pensada para ajudar todos os observadores, iniciantes ou mais experientes, a descobrir e desfrutar a riqueza multicolorida das aves dessas áreas protegidas.

A Mata Atlântica é uma das regiões com maior biodiversidade do mundo e também é muito rica em aves. Sua avifauna inclui mais de 600 espécies, das quais cerca de 160 são endêmicas, isto é, não existem em nenhum outro tipo de ambiente no mundo.

Este guia se refere às aves que vivem em ambientes serranos como florestas de encostas, topos de morros e campos de altitude; eventualmente podem ocorrer em cotas mais baixas. As unidades que protegem esses tipos de ambientes estão localizadas nas Serras do Mar e de Paranapiacaba, bem como em outras áreas serranas do Estado de São Paulo, como a Serra da Cantareira e o Maciço da Juréia. A região abriga o maior trecho contínuo de Mata Atlântica em todo o Brasil. Existem aí 32 unidades de conservação, onde as aves podem ser encontradas, dependendo do tipo de ambiente e de seu estado de conservação e recuperação.

O guia foi impresso com tiragem limitada, e pode ser comprado por R$ 10,00 na sede da Fundação Florestal (Rua do Horto, 931 - São Paulo, SP - (11) 2997-5000) ou nos seguintes parques estaduais de São Paulo: Intervales, Carlos Botelho, Jurupará, Jaraguá, Alberto Löfgren, Cantareira, Xixová-Japuí, Serra do Mar, Ilha Bela, Ilha Anchieta, Caverna do Diabo, Rio Turvo, Ilha do Cardoso e Campina do Encantado. O guia também foi disponibilizado gratuitamente no site da ONG.

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital