HOME | Biblioteca | Guias e Folhetos | Práticas Sustentáveis nas Grandes Empresas - e suas demandas para as micro e pequenas empresas

Guias e Folhetos

16 de Julho de 2015

Práticas Sustentáveis nas Grandes Empresas - e suas demandas para as micro e pequenas empresas

Práticas Sustentáveis nas Grandes Empresas - e suas demandas para as micro e pequenas empresas

Autor:Sebrae e Integrare

Editora:Sebrae e Integrare

Os pequenos negócios convivem com um ambiente cada vez mais favorável no Brasil. Nos últimos anos, eles foram estimulados pela demanda interna aquecida, mais empregos e maior oferta de crédito. Os investimentos em infraestrutura, os megaeventos esportivos e as políticas públicas de promoção da inclusão produtiva e financeira, bem como de erradicação da pobreza descortinam novas possibilidades nos próximos anos.

Na outra ponta, consumidores mais exigentes, seletivos e bem informados tendem a escolher preferencialmente marcas, produtos e serviços que conquistaram prestígio e competitividade por causa de suas práticas sustentáveis. Esse é um diferencial competitivo que se aplica aos pequenos negócios.

Sondagem sobre o tema feita pelo Sebrae no início deste ano mostra que a maioria das micro e pequenas empresas já adota essas práticas e veem ganhos de imagem e de redução de custos, entre outras vantagens, depois de incorporar esses diferenciais à sua atuação, seus produtos e serviços, enfim, à sua marca.

As perspectivas são estimulantes e promissoras. Além das compras por parte de grandes empresas em suas cadeias produtivas, somam-se as obras públicas e com elas, as compras governamentais. Incentivo para isso vem de iniciativas recentes do governo federal, entre elas, a edição de uma instrução normativa que estabelece critérios ambientais para a aquisição de bens e a contratação de serviços ou obras.

Inovar, portanto, é imprescindível aos empreendimentos de pequeno porte. É fazer melhor, se diferenciar e, com isso, garantir competitividade global. Disseminar e ampliar o conhecimento por micro e pequenas empresas sobre práticas sustentáveis de grandes empresas é uma alternativa para que possam vislumbrar novos horizontes como fornecedoras de suas cadeias de valor.

Esta publicação reúne relatos de empresas líderes de cadeias produtivas e suas histórias de mudanças, empreendidas para se tornarem sustentáveis, em especial, as relações com as micro e pequenas empresas. São experiências e exemplos de grandes organizações de diferentes ramos de atividades que apontam caminhos e possibilidades aos pequenos negócios num ambiente cada vez mais competitivo, embora repleto de oportunidades.

Nesta parceria com a Integrare temos a convicção de apoiar o desenvolvimento sustentável, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios que participam de cadeias de valor de grandes empresas. O Sebrae, que soma 40 anos de apoio a esse segmento, cumpre efetivamente a sua missão de promover a competitividade e fomentar o empreendedorismo com ganhos também para os consumidores e toda a sociedade brasileira.

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital