HOME | Biblioteca | Pesquisas | Alcançar a eficiência energética através da mudança de comportamento: o que é preciso?

Pesquisas

10 de Abril de 2013

Alcançar a eficiência energética através da mudança de comportamento: o que é preciso?

Alcançar a eficiência energética através da mudança de comportamento: o que é preciso?

Autor:European Environment Agency (EEA)

Editora:European Environment Agency (EEA)

O relatório Achieving energy efficiency through behaviour change: what does it take? (algo como “Alcançar a eficiência energética através da mudança de comportamento: o que é preciso?”), da Agência Ambiental Europeia (EEA, na sigla em inglês), declara que o compromisso da União Europeia de reduzir em 20% a energia consumida até 2020 pode ser alcançado apenas com a mudança de comportamento da população.

O estudo busca explicitar de que forma as autoridades europeias podem estimular os cidadãos a alterarem o comportamento , desligando as luzes quando não as estiver utilizando, por exemplo. A conclusão foi que há quatro medidas que podem ser feitas:

  • Focar as políticas de eficiência energética em práticas de consumo e como estas influenciama sociedade, envolvendo uma ampla gama de atores;
  • Melhorar o monitoramento do consumo de energia pelos consumidores. Sem uma estrutura adequada de referência, os consumidores não podem saber se o seu consumo é excessivo ou não;
  • Conscientizar a população sobre o papel desempenhado pela energia na determinação dos hábitos cotidianos, desde os carros que conduzimos até os dispositivos que compramos.
  • Repensar o modelo de negócio para o setor energético, de modo a permitir que o consumidor se engaje ativamente com o mercado de energia, como incentivos financeiros para a redução, por exemplo.

Apesar de indicar caminhos possíveis, o relatório ressalta que nem todos os consumidores vão responder da mesma forma a tais mudanças. Além disso, alerta que há possibilidade de ocorrer um efeito rebote – a economia repentina faria com que as pessoas aumentassem o consumo a longo prazo. Mas a Agência não acredita que este efeito seria elevado o suficiente para invalidar a política.

 

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital