HOME | Biblioteca | Pesquisas | O Estado da Arte do Voluntariado Empresarial

Pesquisas

28 de Janeiro de 2011

O Estado da Arte do Voluntariado Empresarial

O Estado da Arte do Voluntariado Empresarial

Autor:Associação Internacional de Esforços Voluntários (IAVE)

O estudo "O Estado da Arte do Voluntariado Empresarial" tem como objetivo ajudar empresas e organizações a ampliar e fortalecer a atuação voluntária, seja em nível local, nacional ou global. A pesquisa foi dividida em duas partes:

- Estudo da Situação Atual: uma avaliação da natureza e do escopo do voluntariado empresarial no mundo inteiro e as tendências, desafios e oportunidades que o caracterizam.

- Estudo de Empresas Globais: um aprofundamento da maneira como as empresas globais organizam e gerenciam seus esforços voluntários.

As duas partes foram baseadas em experiências e observações de empresas e ONGs que trabalham para promover e apoiar o voluntariado empresarial. Também considerou as contribuições de observadores especialistas, mapeamento e análise de documentos, entrevistas com empresas globais, regionais e nacionais, bem como uma revisão de outras pesquisas.

A publicação foi produzida em parceria com o Conselho Global de Voluntário Corporativo (GCVC) e considera somente empresas globais. Esta é a primeira parte de um estudo maior que será publicado no mês de abril e irá incluir as aprendizagens sobre a América Latina.

Juventude introduz um novo padrão no voluntariado

Ao contrário do que se esperava, a recessão mundial parece ter fortalecido o voluntariado empresarial. Segundo a pesquisa, as empresas globais relatam uma renovação na disposição dos empregados para atuar como voluntários, além iniciativas mais criativas para responder a problemas comunitários emergentes e uso mais estratégico da ação voluntária para complementar e alavancar a doação de dinheiro.

Os voluntários também estão trazendo suas habilidades profissionais e pessoais para as ações. Capacidade de organização e gerencialmente de projetos, bem como estabelecimento e cumprimento de metas de trabalho são algumas das aptidões que estão saindo do escritório e invadindo os centros de voluntariado.

O estudo ainda revelou um cenário de dinamismo e mudanças constantes nas ações corporativas. A entrada de funcionários jovens e engajados, que muitas vezes já tem na bagagem outras experiências como voluntários, é um dos fatores que tem trazido mudanças contínuas e positivas aos trabalhos.

Não existe uma “melhor prática” de voluntariado empresarial

As decisões sobre a natureza e o escopo do trabalho voluntário de uma empresa dependem de critérios como cultura local, prioridades, recursos, natureza do quadro de funcionários e realidades das comunidades em que atua.

De acordo com a pesquisa, a pratica do voluntariado corporativo ainda está em processo de maturação na maior parte do mundo. Países da África e das Nações Árabes ainda concentram seus “investimentos corporativos sociais” em apoio financeiro a ONGs e iniciativas lideradas pelo governo e no patrocínio de eventos comunitários.

Já nas nações da Ásia e do Pacífico, o estudo apontou força nas ações voluntárias dentro das empresas. O histórico de respostas voluntárias proativas a desastres naturais e de atuação junto a pessoas pobres e vulneráveis reforçam o cenário promissor.

Na Europa, o voluntariado empresarial é caracterizado pelas diferenças de cada país – no papel do governo no bem-estar social; nas percepções do papel apropriado das empresas na promoção do que muitos consideram ser uma atividade particular e pessoal; na história, na religião e na tradição.

O estudo ainda aponta que, na América Latina, está surgindo um modelo diferenciado de voluntariado empresarial, centrado na transformação em vez da “ajuda”, no exercício do direito da participação cidadã ao invés de apenas “fazer o bem”.

Por fim, na América do Norte, região onde o voluntariado empresarial nasceu, a atividade está amadurecendo, encontrando-se na maioria das grandes empresas, e agora se ampliando para empresas de pequeno e médio porte.

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital