Editorias / Economia e Política
HOME | Conexão ONU | Agência da ONU com ênfase nas mulheres entra em operação

Economia e Política

01 de Janeiro de 2011

 

Agência da ONU com ênfase nas mulheres entra em operação

 ex-presidente chilena, michelle bachelet, comandar�a nova ag�cia
A ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, comandará a nova agência da ONU/Foto: Fotograma!

Criada pela Assembleia Geral da ONU em julho de 2010, a ONU Mulheres passa a entrar em operação a partir deste sábado, 1º de janeiro de 2011, depois de anos de negociações entre os Estados-Membros das Nações Unidas e o movimento global feminino.

A instituição terá como diretora-executiva Michelle Bachelet, ex-presidente do Chile, e vai incorporar as quatro unidades da ONU dedicadas à igualdade de gênero. Em entrevista à Rádio ONU em Nova York, Bachelet explicou que o maior desafio será formar uma instituição "que tenha os mesmos pilares, mas sob uma entidade comum."

O Fundo de Desenvolvimento da ONU para Mulheres (Unifem), responsável pela captação de recursos, também deixa de existir como entidade separada. Michelle Bachelet destacou que todas as "estruturas atuais desaparecem" e que a nova agência abrirá concursos para cargos hierárquicos.

A diretora da ONU Mulheres adiantou ainda que vai lançar em janeiro um plano de trabalho para os 100 primeiros dias de operação.

Em relação ao orçamento de US$ 500 milhões previstos para a agência, equivalentes a R$ 850 milhões, Bachelet explicou que a quantia é apenas "uma estimativa inicial" necessária para a realização dos novos projetos.

Segundo ela, o total disponível deve "ficar abaixo desse valor". Mas a diretora acrescentou que vários países, entre eles Estados Unidos e Canadá, se comprometeram a aumentar as doações. Bachelet pretende lançar uma campanha durante este ano para a captação de recursos.

A ONU Mulheres terá ao todo 41 países em seu Conselho Executivo. Entre as nações de língua portuguesa estão Brasil, Cabo Verde, Angola e Timor-Leste.

- Ouça esta notícia em podcast -

 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital