Editorias / Cultura
HOME | Conexão ONU | Dia Internacional dos Povos Indígenas: ONU pede preservação de idiomas

Cultura

09 de Agosto de 2009

 

Dia Internacional dos Povos Indígenas: ONU pede preservação de idiomas

 Mesmo vivendo na cidade, índios têm o direito de terem sua cultura preservada
Mesmo na cidade, índios devem ter o direito de preservar suas tradições/Foto: armandoaanache

Na mensagem, Koichiro Matsura lembrou da urgência de se proteger as cerca de 5 mil línguas indígenas. O número representa 75% de todos os idiomas do mundo. Em 2005, a ONU deu início à segunda década internacional dos Povos Indígenas, que deve durar até 2014.

A indigenista, Samia Rogers Barbieri, afirmou à Rádio ONU, que os índios têm direito a se desenvolver como querem, o que inclui a adaptação à vida na cidade como qualquer outro cidadão, sem o risco de perder sua cultura.

Reconhecimento

"O indígena sabe que ele é diferente. Ele permanece como indígena. Mas ele vai ser, atualmente, o indígena médico, advogado, vai morar na cidade. E como ele conseguirá manter o seu reconhecimento? Esta questão de a gente dizer que ele não vai ser mais índio, vai perder a identidade, não procede. Ele sabe que ele é filho da mãe-terra, o que ele é e representa, que ele tem uma cosmovisão. Essa é uma questão da intelectualidade", defendeu.

Ecossistemas e Culturas

Segundo a ONU, os indígenas formam cerca de 5% da população mundial. Mas muitos povos vivem marginalizados e sem direitos básicos. Uma outra preocupação da Unesco é a destruição de ecossistemas e culturas que afetam os indígenas diretamente.

No Dia Internacional dos Povos Indígenas, a Unesco voltou a pedir que a comunidade internacional promova um diálogo ainda mais genuíno com os índios de todo o mundo.


Leia também

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital