Editorias / Biodiversidade
HOME | Conexão ONU | Estudo diz que degelo nos pólos prova efeito estufa

Biodiversidade

26 de Fevereiro de 2009

 

Estudo diz que degelo nos pólos prova efeito estufa

Polo Norte
Segundo pesquisas, a neve e o gelo que derretem nos pólos afetam as condições de vidas humana e animal no Ártico / Foto:
Urban Artist88

Um estudo da Organização Mundial de Meteorologia, OMM, e do Conselho Internacional para Ciência, sugere que os níveis de degelo nas duas regiões polares registram um aumento recorde nos últimos 30 anos.

O relatório "Estado da Pesquisa Polar", lançado em Genebra, revela que as mudanças estão causando ainda uma elevação do nível do mar.

Condições

De acordo com a pesquisa, baseada no Ano Polar Internacional 2007-08, a neve e o gelo estão derretendo nos pólos e afetando as condições de vidas humana e animal no Ártico.

O especialista em Mudanças Climáticas, Volf Steinbaum, disse à Rádio ONU, de São Paulo, que a pesquisa pode ajudar muitos céticos a entender que o aquecimento global não é ilusão.

"As demonstrações estão muito claras da evidência porque o degelo significa a elevação do nível do mar. E o problema que se refletirá na produção de alimentos e abastecimento das cidades. E sobretudo ainda em tempos de crise como o nosso, como deveremos utilizar uma energia renovável", indaga.

Conclusões

O estudo da OMM se baseou em mais de 160 projetos de 60 países e cobre um período de dois anos até março de 2009.

O secretário-geral da OMM, Michel Jarraud, afirmou que as conclusões da pesquisa ajudarão a reforçar os argumentos científicos para introdução de futuras ações contra o problema.

A pesquisa da agência da ONU revelou que o aquecimento global está afetando a Antártida de forma inédita e que ações internacionais coordenadas serão necessárias durante as próximas décadas para lidar com a questão.

Ouça essa notícia também em Podcast

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital