Segundo pesquisas, a neve e o gelo que derretem nos pólos afetam as condições de vidas humana e animal no Ártico / Foto: Urban Artist88
Um estudo da Organização Mundial de Meteorologia, OMM, e do Conselho Internacional para Ciência, sugere que os níveis de degelo nas duas regiões polares registram um aumento recorde nos últimos 30 anos.
O relatório "Estado da Pesquisa Polar", lançado em Genebra, revela que as mudanças estão causando ainda uma elevação do nível do mar.
Condições
De acordo com a pesquisa, baseada no Ano Polar Internacional 2007-08, a neve e o gelo estão derretendo nos pólos e afetando as condições de vidas humana e animal no Ártico.
O especialista em Mudanças Climáticas, Volf Steinbaum, disse à Rádio ONU, de São Paulo, que a pesquisa pode ajudar muitos céticos a entender que o aquecimento global não é ilusão.
"As demonstrações estão muito claras da evidência porque o degelo significa a elevação do nível do mar. E o problema que se refletirá na produção de alimentos e abastecimento das cidades. E sobretudo ainda em tempos de crise como o nosso, como deveremos utilizar uma energia renovável", indaga.
Conclusões
O estudo da OMM se baseou em mais de 160 projetos de 60 países e cobre um período de dois anos até março de 2009.
O secretário-geral da OMM, Michel Jarraud, afirmou que as conclusões da pesquisa ajudarão a reforçar os argumentos científicos para introdução de futuras ações contra o problema.
A pesquisa da agência da ONU revelou que o aquecimento global está afetando a Antártida de forma inédita e que ações internacionais coordenadas serão necessárias durante as próximas décadas para lidar com a questão.
Faça sua doação!
Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.
Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.
Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!
Comentários