Editorias / Economia e Política
HOME | Conexão ONU | No aniversário da ONU, Ban pede mais união entre os povos

Economia e Política

24 de Outubro de 2009

 

No aniversário da ONU, Ban pede mais união entre os povos

 sede da onu, em nova york.
Sede da ONU, em Nova York/Foto: Jorge Chapa

Em mensagem para marcar o Dia das Nações Unidas, neste sábado, 24 de outubro, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, destacou que a organização faz todo o possível para tentar resolver os grandes problemas do mundo, como as múltiplas crises, a epidemia de gripe e as mudanças climáticas.

Ban apelou para que neste momento único da história, os povos estejam mais unidos do que nunca, com o objetivo de tornarem o planeta um lugar melhor e mais seguro.

Soldados de Paz

O secretário-geral afirmou ter plena consciência do longo caminho a percorrer entre o compromisso e a ação e pede para que sejam redobrados os esforços em nome dos mais vulneráveis.

Ban Ki-moon lembrou que as Nações Unidas trabalham há 64 anos a favor do planeta, vacinando 40% das crianças no mundo, alimentando mais de 100 milhões de pessoas e ajudando mais de 30 milhões de refugiados.

Ele ressaltou que a ONU nunca enviou a campo tantos soldados de paz como atualmente: mais de 115 mil.

Copenhague

No Dia da ONU, ele observou ainda que o mundo conta com a organização para selar, em dezembro, um acordo ambicioso sobre as mudanças climáticas, em busca de uma economia mais sustentável. Ban enfatizou: "como nações, sofreremos ou sobreviveremos juntos".

O aniversário das Nações Unidas é no dia 24 de outubro, mas neste ano, as comemorações foram antecipadas para a sexta-feira, 23. Na Assembleia Geral, na sede da ONU, em Nova York, houve um concerto em homenagem aos funcionários que estão em missão de paz.

A apresentadora da CNN, Isha Sesay, a cantora Angelique Kidjo, vencedora do Grammy 2008 e o pianista chinês Lang Lang são alguns dos destaques.

Segurança Internacional

Os cinco vencedores do concurso de vídeo "Embaixador Cidadão da ONU" participam do evento, incluindo o brasileiro Breno Coelho.

As Nações Unidas foram criadas em 1945, logo depois da Segunda Guerra Mundial, com o compromisso de manter a paz e segurança internacional. Atualmente, 192 países são membros da organização.

 - Ouça esta notícia em Podcast -

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital