Editorias / Biodiversidade
HOME | Conexão ONU | "Nossa saúde está ligada à preservação das florestas", afirma Jan McAlpine

Biodiversidade

01 de Junho de 2011

Leia Também
 

"Nossa saúde está ligada à preservação das florestas", afirma Jan McAlpine

 2011 �o ano internacional das florestas
As florestas cobrem cerca de 31% da área total do planeta, segundo dados da FAO/Foto: Moyan Brenn

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2011 como Ano Internacional da Florestas. Uma conferência será realizada em São Paulo na sexta-feira, 3 de junho, com o objetivo de apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas sobre o tema no Brasil até aqui. A promoção do evento é do Instituto Humanitare em parceria com o banco HSBC.

Sob o tema Florestas: tão longe, tão perto, representantes da ONU, da sociedade civil, do setor privado e governo discutirão a importância das florestas para o mundo. Uma das participantes será Jan McAlpine, chefe do Secretariado do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas. “Nós temos a nossa saúde física, econômica e espiritual ligada à saúde de nossos ecossistemas florestais”, observou a também diretora da Divisão da ONU sobre Florestas.

“Ao longo de 2011, vamos comemorar esse relacionamento intrincado de interdependência entre as florestas e as pessoas”, completou McAlpine. Além dela, também participa do evento a representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) no Brasil, Cristina Montenegro.

Programação diversa

A agenda contará com o lançamento do Festival Internacional de Filmes de Florestas da ONU, e terá a participação da diretora mundial do projeto, Lisa Samford. Os vencedores foram selecionados entre mais de 160 filmes, provenientes de cerca de 30 países, e divididos em seis categorias: Esta é Minha Floresta, Florestas Vivas, Problemas e Soluções, Floresta Herói, 360º Todas as Coisas da Floresta e Curtas. Os filmes serão exibidos na Cinemateca Brasileira nos dias 04 e 05 de junho.

Durante a conferência também será lançado o Projeto MudaRock, que tem como objetivo apoiar, por meio do engajamento de artistas do rock brasileiro, a campanha Plantemos para o Planeta: Campanha Bilhões de Árvores, que busca o plantio de um milhão de árvores nativas no Brasil.

Destaca-se ainda na programação do evento o Painel Corporativo: Consequências e Soluções. O que as empresas estão fazendo para proteger as Florestas?, com a participação das corporações que se mobilizam pelo meio ambiente.

Ano Internacional das Florestas

A ONU declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas no intuito de aumentar a conscientização sobre a gestão adequada, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas.

Segundo dados da Organização para Agricultura e Alimentação (FAO), as florestas cobrem cerca de 31% da área total do planeta, o que representa cerca de quatro bilhões de hectares. Ao mesmo tempo, a FAO estima que 13 milhões de hectares de florestas do mundo são perdidos a cada ano, principalmente devido ao desmatamento da conversão de florestas para outros usos.

Pelo menos 1,6 bilhão de pessoas depende das florestas para sua subsistência diária e as necessidades de subsistência. As florestas são o lar de mais de 60 milhões de pessoas, principalmente para comunidades locais e indígenas.

- Veja a programação completa da conferência -

Com informações do Centro de Informações da ONU

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital