Editorias / Economia e Política
HOME | Conexão ONU | Plano nacional para eliminar gás HCFC deve vigorar em abril

Economia e Política

30 de Dezembro de 2010

Leia Também
 

Plano nacional para eliminar gás HCFC deve vigorar em abril

 hcfc �bastante usado em refrigeradores
HCFC é bastante usado em refrigeradores, mas já existem alternativas ambientalmente corretas/Foto: zalgon

Depois de disponibilizar um plano para frear o uso dos gases HCFCs (hidroclorocarbonos) à consulta pública, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) designou uma equipe com o objetivo de complementar o documento e apresentá-lo ao Prozon (Comitê Interministerial para Proteção da Camada de Ozônio, instância máxima no Brasil para esse assunto) e ao Fundo Multilateral, órgão internacional responsável pela liberação de recursos para implementação de planos desse tipo.

A meta é fazer com que o plano entre em vigor a partir de abril de 2011, no intuito de que haja redução de 10% no consumo do gás-estufa até 2015, levando-se em conta os níveis atuais.

Usados em aparelhos de ar condicionado, geladeiras, extintores e na fabricação de espumas, os HCFCs ajudam a destruir a camada de ozônio e agravam as mudanças climáticas.

O plano faz parte do Protocolo de Montreal, assinado em 1987 por 196 países para eliminar substâncias que destroem a camada de ozônio. Os buracos nessa camada aumentam a intensidade dos raios solares ultravioletas, elevando o risco de problemas como cegueira e câncer de pele. O documento estabelece que os gases HCFCs devem ser abolidos até 2040.

Hidrocarbonetos são alternativa

Para que os HCFCs sejam extintos, as empresas devem apresentar alternativas de componentes ambientalmente corretos. Os hidrocarbonetos, por exemplo, se encaixam nesse perfil, segundo a coordenação de Ozônio do MMA.

O HCFC entrou no mercado para substituir o CFC (clorofluorcarbono), que deixou de ser produzido no início de 2010, por causar menos danos à camada de ozônio - o potencial de destruição de alguns tipos de CFC chega a ser quase o dobro do de alguns HCFC.

No entanto, apesar de ter impacto menor na camada que protege a Terra, o HCFC contribui para aumentar o aquecimento global. Quando se substituiu um tipo de gás pelo outro, já se sabia desses riscos, contudo, ainda não havia substitutos com zero potencial de destruição da camada de ozônio. Com o avanço da tecnologia, descobriram-se alternativas.

A qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente é o sétimo Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM), conjunto de oito indicadores sociais estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que os países possam atingi-los até 2015.

Com informações do Pnud/PrimaPágina no Portal ODM

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital