Editorias / Economia e Política
HOME | Conexão ONU | Práticas orgânicas podem dobrar produção agrícola em dez anos, afirma estudo

Economia e Política

11 de Março de 2011

 

Práticas orgânicas podem dobrar produção agrícola em dez anos, afirma estudo

 para o relator da onu, a agricultura tradicional �ineficaz contra os efeitos do aquecimento global
Schutter defendeu a agroecologia em encontro realizado em Genebra/Foto: Jean-Marc Ferré/UN

Um estudo das Nações Unidas revela que pequenos agricultores podem dobrar a produção agrícola em apenas uma década, caso adotem práticas orgânicas. Intitulado Agroecologia e o Direito à Comida, o documento sugere que as medidas funcionaram em 20 países africanos, que conseguiram 100% a mais de resultado em suas lavouras em um período de 3 a 10 anos.

O estudo foi apresentado na terça-feira, 8 de março, em Genebra (Suíça), pelo relator da ONU sobre o Direito à Alimentação, Olivier de Schutter.

Segundo ele, a agroecologia ajuda a aumentar a produtividade dos solos e a proteger as safras de pragas por meio de mecanismos naturais como árvores, plantas e animais.

Um dos exemplos citados pelo estudo foi verificado na Indonésia, no Vietnã e em Bangladesh, que reduziram o uso de inseticidas na produção do arroz em 92%.

Para Olivier de Schutter, a produção pode dobrar em 57 países em desenvolvimento caso os agricultores adotem práticas orgânicas de trabalho.

O relator afirmou que a agricultura convencional utiliza meios mais caros e não está preparada para as consequências das mudanças climáticas.

- Ouça esta notícia em podcast -

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital