Editorias / Água
HOME | Conexão ONU | Número de pessoas sem saneamento deve aumentar em mais de 100 milhões até 2015

Água

03 de Agosto de 2011

 

Número de pessoas sem saneamento deve aumentar em mais de 100 milhões até 2015

 a relatora da onu, catarina de albuquerque, fez um alerta sobre a necessidade de saneamento b�ico para o mundo
Catarina de Albuquerque criticou a lentidão dos progressos na área/Foto: JC McIlwaine/UN

A relatora das Nações Unidas para o direito humano à agua e ao saneamento básico, Catarina de Albuquerque, alertou que o número de pessoas sem acesso a esgoto tratado deve aumentar em mais 100 milhões até 2015.

Em entrevista à Rádio ONU, Catarina de Albuquerque explicou que a situação irá piorar porque as obras de saneamento não estariam sendo feitas em um ritmo ideal.

O ano de 2015 marca o prazo final para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), conjunto de oito indicadores socioeconômicos que inclui a ampliação do acesso à água potável e ao saneamento.

“O progresso alcançado até agora não acompanha o ritmo de crescimento da população. Prevê-se que em 2015, que é a meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o número seja pior e que passe de 2,6 bilhões para 2,7 bilhões", observou a relatora da ONU.

Vivemos uma verdadeira crise trágica nesta matéria [acesso a água e saneamento básico]; eu acho que é preciso maior empenho, maior visibilidade, é importante fazermos mais e melhores progressos - Catarina de Albuquerque

Cidades brasileiras

Segundo as Nações Unidas, atualmente 2,6 bilhões de pessoas vivem sem acesso a esgoto tratado. De acordo com dados do IBGE, em várias cidades brasileiras, mais de 90% dos moradores não têm acesso a saneamento básico.

Valas a ceu aberto e água contaminada são algumas das maiores causas de morte por doenças e infecções.

- Ouça esta notícia em podcast - 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital