Editorias / Responsabilidade Social
HOME | Notícias | Campanha de Liderança Climática Brasil 2020 - Tô Dentro

Responsabilidade Social

05 de Agosto de 2009

Leia Também
 

Campanha de Liderança Climática Brasil 2020 - Tô Dentro

 Campanha consolida o Brasil como liderança mundial contra efeito estufa
Campanha quer mobilizar brasileiros para a luta contra o efeito estufa/Imagem: Divulgação

O Brasil é um dos líderes globais na luta contra o aquecimento global. Motivos para que o país ocupe tal posição não faltam. Riquezas naturais em abundância, uso de quase 50% de energias renováveis do total de fontes energéticas e uma economia em franco crescimento estão entre eles. Para consolidar esse papel de destaque foi lançada, durante o encontro regional do Fórum do Estado do Mundo (State of The World Forum) no Brasil, a campanha de liderança climática Brasil 2020 – Tô Dentro, iniciativa que pretende fazer do país uma referência ainda maior diante do problema da mudança climática.

Na visão do forum, o prazo estabelecido por governos de todo o mundo para o cumprimento de metas importantes no combate ao aquecimento global, entre elas a redução em até 80% da emissão de CO2 até 2050, estaria muito distante e, até hoje, nada de muito ambicioso foi efeito.

Pelos cálculos dos cientistas, mesmo que os objetivos fossem cumpridos dentro do prazo, a temperatura média no planeta poderia subir até 4 graus, o que seria um ameaça geral ao ecossistema. O ideal é que os prazos fossem antecipados para 2020 - daí a importância de campanha tão urgente.

O movimento mundial criado pelo Fórum do Estado do Mundo também conta com o slogan “Join Brazil” (junte-se ao Brasil), uma demonstração de que apesar dos problemas socioambientais que o país enfrenta, como o desmatamento da Amazônia, ainda existem razões para ser modelo em relação ao resto do mundo na promoção de um mundo mais sustentável.

Junte-se ao Brasil

Merece destaque na iniciativa Brasil 2020 a participação inédita da TV Globo, que lançou, em meio ao fórum, uma campanha pública educacional sobre o superaquecimento da Terra. É a primeira vez que uma grande empresa de mídia se compromete com uma mobilização nacional desse porte. Com o apoio da rede de comunicação líder de audiência no país, o intuito é incentivar o máximo possível de cidadãos.

Defendendo a ideia de que a humanidade está incluída em um único sistema e as ações de uma pessoa tem consequências para todas as outras, a iniciativa também deu início, desde abril de 2010, a construção de uma rede de palestras e diálogos. Este ciclo de debates que acontecerão em diferentes partes do Brasil e do mundo durante os próximos 10 anos têm como objetivo ampliar a discussão sobre temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e ao comprometimento de todos na adoção de uma postura mais responsável em relação ao planeta. 

Para os coordenadores do campanha, todos devem ser considerados “Climate Leaders”, em português, Líderes Climáticos, o que significa dizer que temos grande responsabilidade sobre o problema e devemos ter participação efetiva na busca por opções e soluções. 

O portal EcoDesenvolvimento.org também apoia a campanha e está junto na missão de informar e disseminar conteúdos para uma sociedade mobilizada em prol de um mundo sustentável.

 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital