HOME | S-GRS | Relatórios de sustentabilidade
 

Relatórios de sustentabilidade


inicio.jpg
   visao.jpg   relatorios.jpg


ferramenta.jpg

O relatório de sustentabilidade, ou balanço social, é um instrumento que visa dar maior transparência às atividades empresariais e ampliar o diálogo da organização com a sociedade, tendo em vista a necessidade que as empresas e organizações têm de comunicar o sucesso e os desafios de suas estratégias socioambientais e a coerência ética das suas operações.

Ele pode ser definido como um documento anual produzido voluntariamente pela empresa após um esforço de “auditoria interna” para mapear seu grau de responsabilidade social. Essa “auditoria” busca entender a gestão do empreendimento e avaliá-la, segundo critérios ambientais, sociais e econômicos, nos diversos níveis: políticas de boa governança corporativa, valores, visão de futuro, avaliação de desempenho e desafios propostos.

O relatório de sustentabilidade, ou balanço social, traz dados quantitativos e qualitativos que, além de demonstrar o andamento das atividades da empresa no ano anterior, podem orientar o planejamento para o ano seguinte. É um documento em que a empresa mostra, para o conjunto da sociedade, como ela se relaciona com seus profissionais (colaboradores) e com a comunidade em que atua, o que faz em relação aos impactos causados por suas atividades nessa mesma comunidade e no meio ambiente, quais são suas diretrizes para relacionamento com seus fornecedores etc.

O processo de relato é voluntário, e as organizações podem elaborar o seu próprio modelo de relatório de sustentabilidade ou optar por algum já conhecido e utilizado. Existem vários modelos disponíveis mas atualmente, o modelo de relatório com maior credibilidade no cenário internacional é o da GRI.

A GRI – Global Reporting Iniciative, é uma ampla rede independente composta por milhares de indivíduos e organizações distribuídos em mais de 30 países e com sede em Amsterdan - Holanda. No Brasil, a GRI conta com a parceria da UniEthos e do núcleo de estudos em sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, o GVces. A GRI é também um núcleo oficial de colaboração do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Fontes: Instituto Ethos e ecosSISTEMAS.

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

 
Enquete

Qual é o maior desafio ambiental do Brasil atualmente?





Siga o EcoD no Twitter
Shopping EcoD
Abrasivo Digital