HOME | Conferência das Partes sobre o Clima (COP-15)
 
 
Links recomendados Plataforma Internacional de Informações sobre Biodiversidade Palestras sobre Sustentabilidade Associação Brasileira do Veículo Elétrico Click Árvore Database of State Incentives for Renewable Energy E+Co Portal das Energias Renováveis Ethical Corporation Veja Mais Links
 

Conferência das Partes sobre o Clima (COP-15)

cop15

De 7 a 18 de dezembro de 2009, líderes das nações de todo o mundo terão a oportunidade de definir um novo acordo que redefinirá a economia e política global em busca de soluções para os desafios climáticos. A 15ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP-15) será realizada em Copenhague, na Dinamarca, e está no centro das atenções de milhares de cidadãos e organizações ao redor do globo. O planeta está mudando e nossa sobrevivência realmente está em jogo.

No EcoDesenvolvimento.org, publicamos diversas informações relacionadas às Mudanças Climáticas e aqui, nesta área, você encontra os resumos semanais das notícias mais importantes sobre a COP-15. Informe-se para cobrar soluções! 


O que é a COP-15

noticia 01 A COP-15 reunirá líderes de todo o mundo com responsabilidade que envolve o futuro de todos: firmar um acordo convincente capaz de reduzir as emissões de gases causadores de efeito estufa, principais responsáveis pelas alterações do clima global, dentre as quais, o superaquecimento do planeta. Entenda melhor qual a impotância deste evento.

Resumos semanais

Resumo Final da COP-15

final Realizada de 7 a 18 de dezembro em Copenhague (Dinamarca), a 15ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o Clima (COP-15) mobilizou milhões de pessoas em todo o mundo e reuniu 192 países com o objetivo de traçar um rumo mais sustentável para o planeta. Mas em vez de um acordo convincente, a cúpula só foi capaz de conseguir uma carta de intenções.

Resumo COP-15: semana 07/12 a 11/12

07a11-12 A primeira semana da COP-15 teve muita pressão sobre os líderes mundiais; um rascunho oficial que prevê a limitação da temperatura do planeta e a inclusão dos países desenvolvidos quanto as metas de redução dos gases-estufa; uma surpresa chamada Tuvalu; um esboço de texto polêmico que agitou Copenhague; anúncio de repasse de recursos da União Europeia; informação preocupante da Organização Meteorológica Mundial; e manifestações de ativistas por todo o mundo.

Resumo COP-15: semana 30/11 a 4/12

semana 30 a 04/12 Na semana que antecede a 15ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o Clima (COP-15) o Ministério de Ciência e Tecnologia informou que o Brasil segue como o quinto maior emissor mundial de gases de efeito estufa; o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não haverá “acordo dos sonhos” em Copenhague; jovens debateram as mudanças climáticas numa espécie de “COP-15 mirim" e uma tendência mostrou que o polêmico mercado de carbono deverá crescer a partir de 2010.

Resumo COP-15: semana 23/11 a 27/11

semana 23 a 27 A ONU informou que o índice atual de emissões globais de gás carbônico atingiu o maior nível desde o século 18; a boa e surpreendente notícia é que a China anunciou suas metas de redução de gases-estufa, e a tendência é a de que os EUA façam o mesmo nos próximos dias; o Senado brasileiro aprovou a Política Nacional de Mudança do Clima; e o Bird avaliou as metas brasileiras como “ambiciosas” e “possíveis”.

  Resumo COP-15: semana 16/11 a 20/11

resumo16_10 Representantes de países de três continentes descartaram no domingo, 15 de novembro, a possibilidade de assinar um novo pacto climático mundial em Copenhague, capital da Dinamarca, em dezembro, quando será realizada a COP-15.Também pesou o fato de que o senado norte-americano ainda não votou o pacote de medidas ambientais do governo de Barack Obama.

Resumo COP-15: semana 9/11 a 13/11

noticia_02 Depois de as tendências iniciais indicarem que o Brasil não se comprometeria com uma meta específica de redução das emissões de gás carbônico, além da que já é prevista para a diminuição do desmatamento na Amazônia (80% até 2020), os ministros Carlos Minc (Meio Ambiente) e Dilma Roussef (Casa Civil) deram entrevistas nas quais já cogitam a possibilidade de a delegação brasileira apresentar uma proposta nesse sentido

Resumo COP-15: semana 2/11 a 6/11

ministros n� chegaram a um consenso O Brasil adiou (novamente) a decisão quanto a possibilidade de estabelecer uma meta de redução de CO2; a ONU cobrou uma definição do país; os representantes dos países africanos ameaçaram boicotar a cúpula de Barcelona que, por sinal, não trouxe grandes avanços; Ban Ki-moon está pessimista; e os EUA estão cada vez mais pressionados.

Resumo COP-15: semana 26/10 a 30/10

reuniao_01 A cerca de cinco semanas da COP-15, os negociadores africanos resolvem expressar simpatia pela manutenção de Kyoto; a União Europeia anuncia o valor de doação para os países desenvolvidos reagirem às mudanças climáticas; e os EUA investem em eficiência energética em meio a pressão da comunidade internacional.

Manifestações marcaram semana decisiva em Copenhague

manifestacoes Na última semana de negociações da Conferência das Partes sobre o Clima (COP-15), organizações não-governamentais, ativistas e voluntários intensificaram as pressões nas ruas da cidade de Copenhague, Dinamarca, como forma de passar um último alerta aos líderes mundiais.

Sobram dúvidas e faltam definições

nos bastidores do cop15 Faltam apenas seis semanas para o início da COP-15, mas mesmo com a proximidade do evento sobre o tema mais esperado dos últimos anos, sobram dúvidas e faltam definições em relação aos possíveis resultados do encontro. A principal expectativa é a de que os representantes dos 192 países-membros da ONU elaborem um novo acordo climático global

Quiz COP-15

quiz Uma maneira divertida de saber se você está por dentro do atual quadro de mudanças climáticas é com o quiz elaborado pela comissão organizadora da COP-15 que, de maneira didática, testa seu conhecimento sobre o assunto mais comentado hoje em dia, e mesmo em inglês, pode ser facilmente respondido.td>

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

 
Enquete

Qual é o maior desafio ambiental do Brasil atualmente?





Siga o EcoD no Twitter
Shopping EcoD
Abrasivo Digital