Dicas / Economia de água
HOME | Dicas e Guias | Dicas | 2012 | Janeiro | Reutilize água da chuva

Economia de água

23 de Janeiro de 2012

Leia Também

Reutilize água da chuva

chuva
A água das chuvas pode ser utilizada de diversas maneiras/Foto:
Wagner Machado Carlos Lemes

Existem diversas formas de captar a água da chuva e utilizá-la dentro de casa. De técnicas mais avançadas a soluções caseiras, o que não faltam são possibilidades. Essa água pode servir para reserva de incêndio, irrigação de gramados e plantas, controle de poeira, lavagem pisos, carros e calçadas, para descarga sanitária e muito mais.

As vantagens em aderir à captação da água da chuva são muitas. Economia de água, diminuição de enchentes e redução da conta no final do mês são algumas delas. Mas não deixe de tomar alguns cuidados, como não utilizar essa água no lugar da água potável, como a que usamos para preparar os alimentos ou para tomar banho, e fechar bem os reservatórios para evitar que o mosquito da dengue se propague.

Uma maneira de captar a água que cai dos céus é instalando um sistema de coleta no telhado. O sistema funciona em casas e prédios e capta a água através de calhas, que a armazenam em tanques ou cisternas. Nesses casos, um filtro pode ser útil para evitar que sujeiras e outros detritos que estavam no telhado se misturem à água.

Na zona rural essa água pode ser utilizada para a construção de bacias secas, popularmente conhecidas como barraginhas. Essa técnica é caracterizada pelas escavações na terra que retém a água das enxurradas, evitando a erosão do solo e o assoreamento de córregos com detritos trazidos por ela.

E para quem quer captar a água da forma mais tradicional que existe, basta deixar baldes e bacias do lado de fora enquanto estiver chovendo. Depois é só recolher a água e armazená-la de forma segura para quando precisar.

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital