Dicas / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Dicas e Guias | Dicas | 2012 | Outubro | Saiba como descartar embalagens plásticas

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

09 de Outubro de 2012

Leia Também

Saiba como descartar embalagens plásticas

pacote.jpg
Foto: Su Yin Khoo

Se a embalagem em questão for aquela bem fininha e metalizada, feita com um tipo de plástico chamado BOPP, ela pode ser reciclada. O problema é que no Brasil a reciclagem desse material ainda não é rentável, o que torna a prática mais complicada. Se o material for mais de um tipo grosso, ele pode ser reciclado normalmente. Basta fazer a destinação na parte de plásticos, na coleta seletiva.

O que fazer

No caso das embalagens metalizadas feitas com BOPP, as propriedades físicas do material são excelentes para o bom condicionamento de alimentos, pois evitam contato do produto com gases, oxigênio, variações de temperatura e umidade. Como se não bastasse, esse tipo de plástico tem impressão facilitada e desliza facilmente nas máquinas de empacotamento, o que melhora o rendimento na produção das fábricas alimentícias.

Contradição na reciclagem

De acordo com a prefeitura da cidade de São Paulo, por exemplo, o material é considerado não-reciclável e não é coletado pelos catadores e cooperativas vinculadas à instituição. Porém, há estudos publicados na Índia que atestam que o BOPP é 100% reciclável. As embalagens metalizadas só não têm um índice maior de reciclagem porque falta educação para os usuários limparem o material, além de pouca informação dos recicladores e produtores acerca das possibilidades de reaproveitamento.

Upcycle

O upcycle é o melhor modo de reutilizar esse tipo de embalagem. Existem empresas, como a Terracycle, que coletam os pacotes para produzirem bolsas, cintos, tênis e diversos acessórios!

ecycle.jpgProduzido por eCycle
A eCycle é uma marca que tem origem no interesse pelas relações de consumo desenvolvidas entre indivíduos e empresas, sejam fabricantes de produtos ou prestadoras de serviços, e seus efeitos sobre a sociedade e o meio ambiente.

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital