Editorias / Consumo Consciente
HOME | Dicas e Guias | Guias | 2012 | Janeiro | Especialista lista cinco dicas para evitar o consumismo

Consumo Consciente

31 de Janeiro de 2012

 

Especialista lista cinco dicas para evitar o consumismo

capa.jpg
Foto:
Sxc.hu

Consumir de forma consciente e responsável é um dos grandes desafios desse século e passo fundamental para um mundo mais sustentável. Para ajudar os consumidores a repensarem suas escolhas e fugirem das compras por impulso, a ativista Sami Grover listou cinco hábitos simples de serem adotados.

“Em meus próprios esforços para comprar menos, poupar mais, e reduzir a quantidade de coisas que eu consumo, eu me vi desenvolvendo alguns hábitos e estratégias mentais para me perguntar o que eu realmente quero, e o quanto o quero”, destacou.

1. Um pouco a menos

Pedir porções menores em restaurantes, comprar produtos em tamanho regular em vez do extra-grande, ficar com a TV menor. Todas essas ações são formas de reduzir nosso consumo material. Portanto, cada vez que fizer uma compra, se pergunte, você realmente precisa daquilo tudo?

2 . Semana sim, semana não

Outra dica da ambientalista é buscar alternar uma compra, sempre que possível. Não precisa deixar de consumir algo que goste, apenas reduzir a quantidade de vezes. “Em vez de comprar uma pizza para viagem toda sexta-feira, por que não tentar fazer isso uma vez a cada duas semanas?”, sugere. Além de eficaz, é uma boa forma de economizar dinheiro.

3. Procure alternativas

Se você é fã de hambúrguer, o que acha de experimentar uma versão feita com carne orgânica? Ou se não consegue vivem sem chocolate, por que não tenta um sem lactose? Existem muitas opções de produtos mais sustentáveis em todas as vertentes do mercado. Você não precisa abrir mão daquilo que gosta, basta encontrar alternativas menos agressivas ao planeta.

4. Evite a tentação

Não é de hoje que nutricionistas aconselham pessoas com sobrepeso a nunca irem ao mercado com fome e andarem sempre com uma lista de compras na mão. O mesmo serve para quem quer evitar o consumo desmedido. “Isso te ajuda a evitar compras por impulso, que são muitas vezes desnecessárias e pouco benéficas”, diz. A ativista ainda dá a dica de compras on-line para ajudar quem quer ir direto ao assunto e evitar pequenas tentações, além de economizar tempo e combustível.

5. Deixe pra depois

Esperar um tempo antes de sacar o cartão de crédito pode ser uma ótima maneira de avaliar o que você realmente precisa, especialmente se forem grandes compras. Mesmo que você só adie um mês a compra daquela geladeira, ventilados ou TV nova, esses objetos já serão um mês mais novos e suas vidas úteis também serão maiores (mesmo que só um pouco). O mesmo pode ser feito para as compras de mercado. Deixar para depois pode ter ajudar a perceber o que é realmente necessário e o que é apenas vontade passageira.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital