HOME | EcoD TV | Programa transforma jeans doados em revestimentos para casas

Vídeo

10 de Agosto de 2009

Programa transforma jeans doados em revestimentos para casas

jeans-4.jpg
O jeans é transformado em revestimento e aplicado na construção de casas/Fotos: Divulgação

Uma organização norte-americana está convocando todos os adoradores do jeans a doarem seus pares velhos. O motivo é nobre: o material será transformado em revestimento para casas de comunidades carentes e atingidas por algum tipo de desastre.

A técnica utiliza as fibras de algodão do jeans como matéria-prima para a confecção do UltraTouch – placas de revestimento naturais e recicladas e que não possuem tanto produtos tóxicos quanto os modelos sintéticos.

Com 500 pares já é possível revestir uma casa média, garantem os fabricantes. O projeto é uma iniciativa da organização não-governamental Cotton from Blue to Green, que desde 2006 arrecada roupas feitas de jeans para serem transformados no UltraTouch.

jeans-2.jpg
O jeans doado é processado, transformado e utilizado nas construções

Desde então, o programa já arrecadou quase 100 mil peças e ajudou a confeccionar mais de 56 mil metros quadrados de revestimento. Esse material foi aplicado em mais de 180 casas, como as dos conjuntos habitacionais em Nova Orleans, a cidade destruída pelo furacão Katrina em 2006.

Marcas como G by Guess e Gap, além de personalidades como o presidente norte-americano Barack Obama e o ator Ben Stiller, também já adotaram o projeto.

Para confirmar seu sucesso, o grupo pretende entrar para o Livro dos Recordes como os detentores da maior coleção de roupas para reciclagem do mundo. O desafio conta com o apoio do National Geographic Kids e o resultado deve ser divulgado no dia 12 de agosto.

jeans-capa.jpg
O material é feito com 85% de fibras naturais e não possui substâncias tóxicas, como os COV's - mais segurança e menos agressão ao meio ambiente

Processo

O UltraTouch Natural Cotton Fiber foi desenvolvido pela Bonded Logis Inc. Ele é feito com 85% de fibras naturais do algodão e é utilizado para isolar os ambientes térmica e acusticamente.

Segundo os fabricantes, o produto não contém substâncias químicas irritantes, como os compostos orgânicos voláteis (COV's), e por isso não precisam de tantos requisitos de segurança para serem aplicados – são mais seguros e agridem menos o meio ambiente.

Confira o vídeo (em inglês) que mostra todo o processo:

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital