HOME | EcoD TV | Teoria quer provar que a melhor forma de transformar hábitos é se divertindo

Vídeo

13 de Outubro de 2009

Teoria quer provar que a melhor forma de transformar hábitos é se divertindo

fun-capa.jpg
A forma mais fácil de mudar antigos hábitos é se divertindo, garantem/Foto:Robert Daly

É possível fazer com que as pessoas troquem hábitos antigos por outros mais saudáveis e sustentáveis sem que haja nenhum tipo de pressão? Para os criadores da “Teoria da Diversão” isso não apenas é possível como é a forma mais fácil e eficiente. A campanha, desenvolvida pela montadora Volkswagen, tem realizado diversas ações que mostram como transformar ações cotidianas pode ser muito mais eficaz se for de uma forma divertida.

As ações foram gravadas e publicadas na internet e a campanha promete publicar outros vídeos em breve. Todos mostram de que maneira é possível transformar hábitos cotidianos em hábitos mais divertidos, e confirmam que esta é a forma mais simples de mudar o comportamento das pessoas para melhor - seja para a saúde, para o meio ambiente ou para a cidadania.

A campanha ainda está promovendo uma competição que irá premiar as melhores teorias de como algo divertido pode transformar as atitudes das pessoas e o vencedor irá levar para casa um prêmio de 2.500 euros. As ideias podem ser enviadas até o dia 15 de novembro no site da campanha.

Até agora duas teorias já foram postas em prática. A primeira transformou a escada do metrô de Estocolmo em um piano, onde cada degrau representava uma tecla do instrumento. A intenção era fazer com que as pessoas substituíssem as escadas rolantes pelas normais – e funcionou. Os resultados mostraram que ouve um aumento de 66% no número de pessoas que usavam o “piano” em vez da escada rolante.

A outra ação transformou uma lata de lixo em um poço. Um aparelho instalado na lata soava uma espécie de alarme cada vez que alguém joga algo no lixo. O som se parecia com o de um objeto caindo em um poço e instigava as pessoas a jogarem cada vez mais lixo na lixeira. A ação fez com que o volume total de resíduos recolhidos pela lata fosse de 72kg, 41kg a mais que nas latas tradicionais.

A próxima teoria promete transformar o ato de reciclar em algo mais divertido. Você tem alguma ideia de como isso seria possível? Enquanto eles não publicam o vídeo, confira abaixo a transformação da escada em piano e veja no EcoD TV a reação das pessoas ao jogarem lixo na lixeira-poço.

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital