HOME | EcoD TV | Máquina solar “gera” móveis sustentáveis

Vídeo

03 de Junho de 2009

Máquina solar “gera” móveis sustentáveis

maquina-detalhe.jpg
A máquina fabrica móveis de forma natural/Fotos: Divulgação

Os designers Katharina Mischer e Thomas Traxler receberam uma indicação para participar do Festival de Design DMY 2009, em Berlim, Alemanha. O motivo foi uma máquina capaz de fabricar móveis com materiais naturais e utilizando apenas a energia do sol. A máquina, batizada de Idea of a Tree (algo como "Ideia de uma Árvore", em português), produz luminárias e cadeiras de forma bastante peculiar.

maquina-produto.jpgMovida a painéis fotovoltaicos, a interação da máquina com o sol é vital durante todo o processo. “A produção começa com o nascer do dia e para quando o sol se põe. Depois do pôr do sol o objeto pode ser ‘colhido’”, contam os produtores. Assim como o fruto de uma árvore, o produto final é definido a partir da interação com o sol já que a cor e a textura do material variam de acordo com o tempo de exposição.

Era exatamente essa ligação que os designers pretendiam alcançar com a criação da máquina - fabricar móveis únicos, capazes de interagir com meio ambiente e de se adaptarem de acordo com as condições existentes no momento da criação, exatamente como as árvores.

A fabricação é lenta e gradual. A máquina puxa o fio do carretel e o leva até um dispositivo de coloração, onde ele é tingido. Depois o fio recebe uma camada de cola e segue para ser enrolado no molde do objeto.

maquina-cadeira.jpg
A cor e a textura dos produtos variam de acordo com a exposição ao sol.

Únicos

Nenhum produto é igual a outro, já que o tempo e a intensidade da exposição ao sol faz com que haja uma variação de cor e tamanho. Quanto maior a exposição, mais espessa é a camada e mais clara é a tonalidade, quanto menor, mais fina e escura. Com isso, a cada dia é possível criar uma peça nova e diferente das demais.

Confira como os móveis são produzidos no vídeo abaixo (em inglês): 

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital