HOME | EcoD TV | A sustentabilidade das sacolinhas plásticas

Vídeo

02 de Abril de 2011

A sustentabilidade das sacolinhas plásticas

Verde-Ot-Capoa
Para Bellotti, quem compra ecobag do Vietnã é chamado de "verde otário"/Foto: Reprodução

Quem está começando a entender o real significado de sustentabilidade ainda vai encontrar muitas situações constrangedoras pela frente, a começar pelo uso da ecobag. O conceito de "ecobag" foi criado para substituir aquelas sacolinhas plásticas que não têm serventia após a compra do produto, mas algumas dessas sacolas comercializadas em supermercados não têm nada de sustentáveis.

Antes de adquirir uma ecobag é preciso observar a procedência da sacola, se ela é feita de material orgânico, reciclado ou por artesãos locais. De nada adianta economizar no plástico desperdiçado se a sacola que você carrega para cima e para baixo veio do Vietnã, ou da China.

A quantidade de transporte gasto para que esse produto tenha chegado no Brasil não compensa, sem falar nos baixos salários pagos à mão de obra que montou a sacolinha. A sustentabilidade não está apenas nas ações do dia a dia, está principalmente nas coisas que compramos e nos serviços que pagamos.

Quem explicou a atitude sustentável muito bem foi o internauta Gian Carlo Bellotti. Ele até criou um termo para as pessoas que se deixam enganar por greenwashing, o "verde otário". Assista.

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital