Editorias / Empresa Sustentável
HOME | EcoManagement | Lavanderia do Mato Grosso adota práticas sustentáveis na gestão

Empresa Sustentável

25 de Janeiro de 2012

 

Lavanderia do Mato Grosso adota práticas sustentáveis na gestão

 lavanderia adota pr�icas sustent�eis
Lavanderia economiza água, energia e produtos químicos/Foto: Divulgação

Exemplo de sustentabilidade no setor de lavanderias, a empresa Prillav, situada em Rondonópolis (MT), consegue oferecer um serviço de qualidade ao mesmo tempo em que contribui com o meio ambiente, ao adotar medidas que reduzem os impactos das atividades do negócio, segundo reportou recentemente a série Super Ideias, produzida pelo Canal Futura em parceria com o Sebrae.

“Nosso primeiro grande diferencial foi trazer para nossa cidade o que existia de mais moderno no segmento. Depois, implantamos medidas para reduzir o consumo de água, energia e produtos químicos”, revelou Paulo Gomes, proprietário e idealizador da lavanderia. Segundo ele, na época, novembro de 2002, só existiam lavanderias informais em Rondonópolis.

Gomes explicou que na etapa inicial foram tomadas medidas mais simples, como o uso de plástico ecológico na embalagem das roupas lavadas, implantação de varais para secagem de roupas com prazo de entrega superior a 24 horas, e reutilização de sacolas plásticas entregues na seção de consertos rápidos.

Posteriormente, vieram mudanças mais complexas, com a importação de equipamentos da Suécia e da Espanha. Os secadores elétricos foram trocados por aparelhos a gás natural. O controle do consumo de água foi automatizado e os produtos químicos usados na lavagem foram substituídos por similares sem componentes tóxicos. A empresa ainda adaptou os equipamentos de passar roupas, o que possibilitou a redução do número de caldeiras.

“Em função da economia de água, energia e produtos químicos, estamos preservando os recursos naturais e economizando dinheiro. Essa economia eu repasso aos meus clientes, o que me torna mais competitivo no mercado”, ressaltou Gomes.

Com informações da Agência Sebrae de Notícias (ASN).

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital