Editorias / Empresa Sustentável
HOME | EcoManagement | Mais sustentáveis, grandes empresas alteram confecção dos produtos

Empresa Sustentável

20 de Setembro de 2011

 

Mais sustentáveis, grandes empresas alteram confecção dos produtos

 grandes empresas buscam a sustentabilidade em seus produtos
  Iniciativas fazem com que alguns produtos cheguem de forma mais sustentável às prateleiras/Foto: Nestlé

O que grandes empresas, a exemplo de Brastemp, Kraft Foods (Halls) e Danone têm em comum? Que elas são detentoras de marcas tradicionais no mercado boa parte das pessoas já sabe, mas um diferencial em torno dessas companhias parece caminhar para uma tendência: a de reavaliar a fabricação dos produtos para torná-los mais ambientalmente adequados.

O refrigerador Inverse Viva!, da Brastemp, por exemplo, busca a eficiência energética durante o uso e na substituição de algumas matérias-primas. Aplicada desde agosto deste ano, a tecnologia inserida na geladeira já conseguiu economizar 1,4 milhão de lâmpadas e 3 milhões de quilômetros quadrados (equivalente ao transporte - CO2), além de obter um melhor aproveitamento na reciclagem dos resíduos.

Já a Kraft Foods Brasil desenvolveu melhorias nos produtos da marca Halls, desde a fabricação e a redução do uso de materiais de embalagem. Foram economizados cerca de 2.000 quilos de recipientes, 11.669 quilos de resíduos e 36.300 quilômetros rodados.

A Danone Brasil, por sua vez, ampliou o apoio na cadeia de produtores de leite, aumentando a eficiência da produção. A empresa também aplicou uma nova tecnologia para reduzir a embalagem do Danoninho 360g, o que otimizou seu processo produtivo. Houve uma economia de 943 quilos de embalagem, 1.367 lâmpadas e 3.472 quilômetros rodados.

Iniciativas semelhantes também têm sido implantadas por outras empresas, de diferentes setores, como é o caso da Kimberly-Clark (papel higiênico Neve), L'Oréal, Mars Brasil (Whiskas), Philips, Reckitt Benckiser Brasil (Veja), Sara Lee Brasil (café Pilão), Ambev (guaraná Antárctica 2 Litros), entre outras.

Todas estas empresas citadas participaram do projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta, desenvolvido pela Walmart Brasil. Por meio da iniciativa, que em 2011 chegou a segunda edição, as companhias se comprometem a melhorar seus produtos, de modo que cheguem à prateleira do supermercado melhores em nível ambiental.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital