Editorias / Empreendedorismo
HOME | EcoManagement | Paul Rice fala sobre o modelo de comércio justo para trabalhadores rurais

Empreendedorismo

08 de Março de 2010

 

Paul Rice fala sobre o modelo de comércio justo para trabalhadores rurais

 paul-capa.jpg
O empreendedor já recebeu prêmios como Ashoka Fellowship e o Prêmio Skoll de Empreendedorismo Social

Para o especialista em desenvolvimento rural, Paul Rice, as grandes empresas são, muitas vezes, as vilãs quando o assunto é desigualdade social. Mesmo aumentando os números do comércio e contribuindo com o crescimento econômico, os mais pobres nem sempre recebem algum desses benefícios.

Foi essa desigualdade que inspirou o atual presidente da TransFair USA  a liderar um movimento que utiliza os princípios empresariais para garantir um comércio justo aos trabalhadores rurais.

Para isso a TransFair faz parcerias com empresas, agricultores e consumidores para garantir que todas as suas necessidades sejam supridas. Assim, os produtores poderão ter condições de trabalho adequadas, os consumidores terão um preço justo pelo que compram e os comerciantes lucro em suas revendas.

Com esse modelo, a TransFair já consegui chegar a mais de 650 empresas nos Estados Unidos (incluindo grandes marcas, como Starbucks, P&G, Green Mountain e Dunkin’ Donuts), lançou o café Fair Trade em 50 mil pontos de venda em todo o país, certificou mais 160 milhões de quilos do produto, e atingiu a marca de US$ 1 bilhão em vendas no varejo em 2007.

A certificação de Comércio Justo já se expandiu para outros produtos, como chá, chocolate, arroz, açúcar, bananas, flores e vinho, e tem ajudado a abrir o mercado americano para mais de 1,4 milhão de pequenos agricultores familiares em todo o mundo, que agora estão recebendo um preço justo para as suas colheitas e melhorando seus padrões de vida.

Pelo seu trabalho como empreendedor social, Rice já recebeu inúmeros prêmios de prestígio internacional, como o "Ashoka Fellowship", o "Klaus Schwab Foundation for Social Entrepreneurship", o "Capitalista Social do Ano" da revista Fast Company (quarto vezes), e o "Skoll de Empreendedorismo Social".

A Social Innovation Conversations (em inglês) entrevistou Paul Rice, que fala sobre as experiências dele no setor do comércio justo.

-Ouça o podcast na íntegra -

Já no vídeo abaixo (também em inglês), ele comenta sobre seu compromisso com os produtores de café do Ruanda e porque os consumidores devem beber o café proveniente desse modelo de comércio.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital