HOME | Fórum Social Mundial 2010
 
 
Links recomendados Plataforma Internacional de Informações sobre Biodiversidade Palestras sobre Sustentabilidade Associação Brasileira do Veículo Elétrico Click Árvore Database of State Incentives for Renewable Energy E+Co Portal das Energias Renováveis Ethical Corporation Veja Mais Links
 

Fórum Social Mundial 2010

banner topo

Um espaço internacional democrático para a troca de ideias e reflexões sobre os modelos sociais vigentes e a conduta do desenvolvimento humano, indo de encontro à globalização neoliberal. A décima edição do Fórum Social Mundial voltou a sua origem Porto Alegre (RS), cenário da primeira edição do evento em 2001. Voltou também para fazer uma análise dos avanços conseguidos até então e reavaliar o atual cenário internacional, construindo também alternativas para favorecer o desenvolvimento social, econômico e político.

O repórter do EcoD, Murilo Gitel, está presente no evento e nos traz os principais fatos e análises do que acontece no FSM 2010.


Fórum Social Mundial 2010 se despede do Rio Grande do Sul

12Durante cinco dias, o estado do Rio Grande do Sul, berço do evento criado há dez anos, reuniu cidadãos de todas as partes do mundo com o objetivo de disseminar o pensamento de que "um outro mundo é possível". Agora, o FSM segue para à Bahia e demais localidades do circuito mundial, já que a edição de 2010 é descentralizada.

Acampamento Intercontinental da Juventude contesta ideia de alienação

11Há quem diga que os jovens de hoje estão alienados às grandes discussões que envolvem os rumos do planeta. Mas quem esteve no FSM, na Grande Porto Alegre, certamente possui uma opinião diferente. É lá que ficou sediado o Acampamento Intercontinental da Juventude (AIJ), um espaço que provou a resistência de velhos ideais.

Deficientes visuais promovem evento sobre a acessibilidade

10A cidade de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, também foi sede de centenas de atividades do Fórum Social Mundial. Além de concentrar os principais shows, o município abrigou um evento da Organização Nacional de Cegos do Brasil, que reivindicou mais acessibilidade dos deficientes visuais em relação ao setor cultura.

Boaventura, Marina e Grajew debatem novos parâmetros do desenvolvimento

09No penúltimo dia do Fórum Social Mundial (FSM) de Porto Alegre, o sociólogo Boaventura de Souza Santos, a senadora Marina Silva e o idealizador do FSM, Oded Grajew, protagonizaram um dos melhores momentos do encontro. Em discussão, os novos parâmetros para "um outro mundo possível".

Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis é exposta no FSM

08O público presente ao terceiro dia do FSM de Porto Alegre foi apresentado a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. A exposição foi feita pelo secretário-executivo da organização, Maurício Broinizi Pereira, que contou com o apoio do idealizador do FSM e do Movimento Nossa São Paulo, Oded Grajew. O trabalho realizado pela entidade despertou o interesse daqueles que ainda o desconheciam.

Sustentabilidade em pauta: especialistas debatem o tema no FSM

07Um dos temas mais discutidos na atualidade, não seria no Fórum Social Mundial que a sustentabilidade ficaria de fora. Os desafios do desenvolvimento sustentável do planeta ganharam uma mesa específica em Porto Alegre. Com a palavra, sete especialistas latinoamericanos de organizações distintas.

"Para o imperialismo, meio ambiente e democracia são campos de batalha"

06A elegante Cantina do Gasômetro, em Porto Alegre, tem sido povoada por intelectuais de todo o mundo durante o Fórum Social Mundial 2010. Foi em uma dessas tradicionais pausas para o cafezinho, que encontramos o renomado economista egípcio Samir Amin, diretor do Fórum do Terceiro Mundo de Dakar (Senegal). Nesta entrevista ao portal EcoDesenvolvimento.org, ele afirmou que o capitalismo se opõe à ecologia.

Lula culpa países ricos pela crise e minimiza “glamour” de Davos

05Sete anos depois de participar do Fórum Social Mundial antes de viajar rumo a Davos (Suíça), onde é realizado o Fórum Econômico Mundial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva repetiu o roteiro e discursou em Porto Alegre, sede das primeiras atividades do FSM 2010. Mais de sete mil pessoas estiveram presentes no ginásio Gigantinho e, para essa plateia, Lula garantiu que retornará a Davos com outra missão.

Especialistas discutem a conjuntura ambiental no FSM 2010

04A conjuntura ambiental do planeta foi a primeira temática a ser abordada no segundo dia do Fórum Social Mundial de Porto Alegre. Os palestrantes lembraram do fracasso recente da COP-15 e defenderam o uso de fontes de energias renováveis. Aspectos econômicos, políticos e sociais também serão debatidos.

  Cultura tem papel de destaque no Fórum Social Mundial

03Mais do que um espaço reservado para discussões complexas sobre a realidade do planeta, o Fórum Social Mundial também é um atrativo e tanto para os apaixonados pela área cultural. Quem está no Rio Grande do Sul tem presenciado uma série de manifestações artísticas e shows de artistas "alternativos".

Balanço de 10 anos marca abertura do Fórum Social Mundial

02Depois de as tendências iniciais indicarem que o Brasil não se comprometeria com uma meta específica de redução das emissões de gás carbônico, além da que já é prevista para a diminuição do desmatamento na Amazônia (80% até 2020), os ministros Carlos Minc (Meio Ambiente) e Dilma Roussef (Casa Civil) deram entrevistas nas quais já cogitam a possibilidade de a delegação brasileira apresentar uma proposta nesse sentido

Debates do FSM começam no RS por "um outro mundo possível"

01O Brasil adiou (novamente) a decisão quanto a possibilidade de estabelecer uma meta de redução de CO2; a ONU cobrou uma definição do país; os representantes dos países africanos ameaçaram boicotar a cúpula de Barcelona que, por sinal, não trouxe grandes avanços; Ban Ki-moon está pessimista; e os EUA estão cada vez mais pressionados.

 

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

 
Enquete

Qual deve ser a prioridade do novo governo em nível de sustentabilidade?






Siga o EcoD no Twitter
Shopping EcoD
Abrasivo Digital