Editorias / ISO 26000
HOME | ISO 26000 | Notícias | 2ª Reunião: ISO lançou as bases de orientação da norma ISO 26000

ISO 26000

26 de Agosto de 2009

 

2ª Reunião: ISO lançou as bases de orientação da norma ISO 26000

O segundo encontro mundial da ISO 26000 foi realizado na cidade Bangkok, na Tailândia, entre os dias 26 e 30 de setembro de 2005. Nele, o Grupo de Trabalho em Responsabilidade Social (GT RS) avançou de forma significativa na resolução da norma, ficando decidida a estrutura e o conteúdo geral do documento, bem como foi fixada uma data limite para a conclusão dos trabalhos.

 Segunda Reunião

Estiveram presentes especialistas de 50 países membros (44 como participantes e seis como observadores), além de 20 organizações internacionais. Uma das principais realizações da reunião foi o desenvolvimento da "concepção das especificações" (esboço estrutural) para a ISO 26000.

O objetivo principal da norma ficou assim, então:

A ISO 26000 dará às organizações orientações harmonizadas e internacionalmente acordadas para a responsabilidade social, com base nas melhores práticas e coerentes com as declarações e convenções das Nações Unidas e dos seus componentes, em especial a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O GT RS concordou com a seguinte estrutura para organizar o conteúdo da futura norma:

0 – Introdução
1 – Âmbito
2 - Referências normativas
3 - Termos e definições
4 - O contexto da RS em que todas as organizações operam
5 - Os princípios da RS relevantes para organizações
6 - Orientações sobre temas e questões fundamentais da RS
7 - Orientação para as organizações na implementação RS

A elaboração do conteúdo das cláusulas 1, 4, 5, 6 e 7 foi realizada por três grupos durantes os meses seguintes, como forma de garantir que todos os stakeholders seriam representados de forma equilibrada. Além disso, a liderança dos grupos foi partilhada entre membros de países desenvolvidos e em desenvolvimento, já a responsabilidade pela elaboração das outras secções não foi atribuída nessa reunião.

Outro resultado da reunião de Bangkok foi o desenho de um plano que definiu a publicação do projeto da norma ISO 26000 entre novembro e dezembro de 2007, do projeto final em setembro de 2008 e da Norma Internacional em outubro de 2008.

"A nossa primeira reunião no Brasil foi muito dinâmica com muita energia, indo a todas as direções. Em Bangkok, a energia foi ainda maior, mas foi orientada e isto resultou em uma excelente reunião, em que nós fizemos um progresso real na ISO 26000.", afirmou o presidente do GT, Jorge Cajazeira.


Leia mais:

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital