Editorias / ISO 26000
HOME | ISO 26000 | Notícias | 3ª Reunião: Consenso sobre orientação voluntária

ISO 26000

26 de Agosto de 2009

 

3ª Reunião: Consenso sobre orientação voluntária

Reuniao 3A construção de um consenso internacional sobre a orientação voluntária para ajudar organizações a operarem de uma forma socialmente responsável teve progressos na terceira reunião do grupo da ISO 26000.

Cerca de 320 pessoas, de 55 países e 26 organizações internacionais, participaram da reunião plenária do Grupo de Trabalho em Responsabilidade Social da ISO (GT RS), que foi realizada entre os dias 15 e 19 de maio de 2006, em Lisboa, Portugal.

A ISO 26000 é destinada a organizações de todos os tipos, tanto no setor público quanto privado, nos países desenvolvidos ou em desenvolvimento. A norma irá conter orientações, não os requisitos, portanto não faz parte de sistema de gestão e não será aplicada como padrão de certificação, como a ISO 9001:2000 e ISO 14001:2004.

Em Lisboa, uma das tarefas principais foi revisar os cerca de 2100 comentários dos membros do GT RS sobre o primeiro projeto de trabalho. Este trabalho foi continuado após a reunião, a fim de produzir um segundo projeto de trabalho para a circulação e comentário antes da 4ª reunião do GT RS, que foi realizada no início de 2007.

A ISO 26000 está sendo desenvolvida por representantes de seis principais stakeholder: indústria, trabalhadores, consumidores, organizações não-governamentais e de serviços, suporte, pesquisa e outros. Além disso, os esforços são feitos para manter um equilíbrio geográfico e de gênero entre os participantes.

A orientação da norma será feira a partir das melhores práticas desenvolvidas pelas iniciativas de Responsabilidade Social (RS) existentes nos setores público e privado. Ela será complementar e compatível com as declarações e convenções das Nações Unidas e dos seus componentes, nomeadamente a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com quem ISO estabeleceu um Memorando de Entendimento para assegurar a coerência com as normas da OIT.

Além dos trabalhos sobre o conteúdo da norma, a reunião de Lisboa ainda definiu o enquadramento do GT RS, a fim de fortalecer a participação e responsabilização. O grupo também continuou a desenvolver ferramentas de comunicação para promover a conscientização coletiva sobre a RS, além de fortalecer o significado da norma e como diferentes interesses podem contribuir efetivamente para a formação da norma ISO 26.000 e para outras atividades de responsabilidade social.

As ferramentas de comunicação incluem um Web site dedicado à iniciativa com uma grande quantidade de materiais sobre a ISO RS, incluindo a nova cartilha Participating in the future International Standard ISO 26000 on Social Responsibility.

O presidente do GT RS, Jorge Cajazeira, afirmou que a reunião foi um marco importante no caminho e para o progresso da ISO 26000. "Trabalhar com todas as observações feitas sobre o primeiro projeto de trabalho foi o principal objetivo da reunião e minha percepção é que os especialistas acharam que os temas centrais capturados em seus comentários foram abordados e o objetivo foi cumprido - e isso foi muito positivo para mim", afirmou o vice-presidente do grupo, Staffan Söderberg.


Leia mais:

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital