Editorias / ISO 26000
HOME | ISO 26000 | Notícias | 4ª Reunião: ISO 26000 atingiu o ponto de virada em Sydney

ISO 26000

26 de Agosto de 2009

 

4ª Reunião: ISO 26000 atingiu o ponto de virada em Sydney

Reuniao 4

O desenvolvimento da futura norma ISO 26000, que orientará empresas, governos e organizações sobre a responsabilidade social, atingiu um ponto positivo de "virada" em termos de consenso e confiança entre a ampla base de stakeholders. Essa foi a opinião dos diretores do Grupo de Trabalho em Responsabilidade Social (GT RS) após a quarta sessão plenária ocorrida entre os dia 29 de janeiro e 2 de fevereiro de 2007 em Sidney, na Austrália.

Cerca de 275 pessoas de 54 países membro da ISO e 28 organizações internacionais participaram, representando os interesses da indústria, governo, trabalhadores, consumidores, organizações não-governamentais e de serviços, suporte, pesquisa e outros. Durante a reunião, teve destaque o aumento da participação de especialistas de países em desenvolvimento e o workshop realizado sobre esses países.

Entre as principais atividades da reunião, foram identificados os temas-chave entre os 5.176 comentários recebidos de especialistas do GT RS sobre o segundo projeto de trabalho da ISO 26000, divulgada em outubro de 2006. Questões centrais foram acordadas em Sidney e classificadas em quatro grupos (cada uma designou uma equipe técnica):

• meio ambiente,
• direitos humanos e práticas de trabalho,
• organizacionais e práticas operacionais justas e
• defesa do consumidor e participação da comunidade / desenvolvimento da sociedade.

O resultado do encontro foi um terceiro Projeto de Trabalho, que circulou entre os membros para ser comentado antes da quinta reunião GT RS, realizada em novembro de 2007. Para o vice-presidente do GT RS, Staffan Söderberg, a reunião de Sidney será lembrada como o ponto de virada que colocou o grupo no caminho certo. Jorge Cajazeira, presidente do grupo, comentou: “Depois de Sidney, estou ainda mais confiante de que a ISO 26000 irá contribuir para ajudar todos os tipos de organizações a melhorarem no comportamento socialmente responsável."

A partir desse encontro, o GT RS ainda finalizou a criação do Trust Fund, um fundo para receber doações em apoio à causa.


Leia mais:

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital