Editorias / ISO 26000
HOME | ISO 26000 | Notícias | 6ª Reunião: Consenso entre stakeholders faz ISO 26000 avançar de status

ISO 26000

26 de Agosto de 2009

 

6ª Reunião: Consenso entre stakeholders faz ISO 26000 avançar de status

A futura norma ISO 26000 passou por uma importante etapa durante a 6ª reunião do Grupo de Trabalho em Responsabilidade Social (GT RS). Nesse encontro, que ocorreu entre os dias 1 e 5 de setembro de 2008, em Santiago, no Chile, o ISO 26000 foi elevado da categoria de Projeto de Trabalho para Projeto de Comissão (Committee Draft) - terceiro estagio de maturidade da norma.

6-reuniao-1.jpgO encontro foi um dos maiores já realizados pelo GT RS e contou com a presença de 386 especialistas no tema vindos de 76 países membros da ISO e 33 organizações ligadas. “A decisão de mover o trabalho para Projeto de Comissão não é apenas um marco no processo de desenvolvimento na ISO 26000”, afirmou o presidente do GT, Jorge Cajazeira.

“Essa também é uma prova viva de que a aproximação dos multi-stakeholders, adotada pela ISO para esta tarefa, é uma ferramenta efetiva para conduzir temas complexos em grupos grandes e muito diversificados”, concluiu.

O vice-presidente do GT, Staffan Söderberg, comentou sobre a força do diálogo, presente entre os stakholders. “O que me impressionou foi o modo como os especialista em RS estavam aptos e dispostos a encontrar um consenso até mesmo nos tópicos mais difíceis”, disse.

6-reuniao-2.jpgDois representantes de cada grupo, um de um país em desenvolvimento e um de um país desenvolvido, fazem parte da Força Tarefa de Redação Integrada (ou Integrated Drafting Task Force – IDTF) e serão responsáveis por rever e revisar os rascunhos da norma ISO 26000. Representantes da Organizaçao Internacional Trabalho (OIT) e do Pacto Global também participam do IDTF.

O plenário debateu os 5200 comentários feitos na última versão do trabalho e focou nos seguintes tópicos:

  • Normas internacionais de comportamento
  • Natureza das referencias para iniciativas de responsabilidade social
  • Natureza das referencias para governos
  • Esfera de influência (incluindo questões relativas à cadeia de valor e cadeia de abastecimento)
  • Selecionando e escolhendo (incluindo questões relativas à relevância, significado e priorização)

Com o progresso e consenso sobre os temas, a norma pode ser atualizada e o grupo recebeu um prazo de três meses para concluir o Projeto de Comissão. Nesta data, a expectativa para a publicação da ISO era de setembro de 2010.


Leia mais:

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital