Editorias / ISO 26000
HOME | ISO 26000 | Notícias | 7ª Reunião: Longos debates aumentam o consenso sobre o futuro da ISO 26000

ISO 26000

27 de Agosto de 2009

 

7ª Reunião: Longos debates aumentam o consenso sobre o futuro da ISO 26000

equipe

Multistakeholders do Grupo de Trabalho em Responsabilidade Social (GT RS) chegaram a um consenso na última reunião antes do fechamento da norma ISO 26000. A 7ª reunião aconteceu entre os dias 18 e 22 de maio de 2009, na cidade de Quebec, no Canadá, e debateu os mais de 3 mil comentários apresentados ao último trabalho. A expectativa é de que o projeto passa à categoria de Rascunho de Norma Internacional em outubro de 2009.

Durante a reunião, os maiores progressos foram feitos em relação ao modo de lidar com as questões fundamentais decorrentes dos comentários. Estiveram presentes 300 especialistas de 60 países e 20 organizações ligadas à ISO. O número de países do Grupo de Trabalho (GT) também cresceu e conta hoje com 221 especialistas de 63 países desenvolvidos e 136 de países em desenvolvimento.

O diálogo em Quebec ainda colocou questões complexas, como entraves ao comércio, direitos humanos e sociabilidade, mais próximas de uma resolução. Para Jorge Cajazeira, presidente do GT, “esse foi um encontro marcante que incluiu alguns debates ‘apaixonados’. No entanto, o senso de justiça e a lealdade nunca estiveram tão perto e foi possível mover o projeto de norma ISO 26000 para um passo crucial no seu caminho para a publicação”.

Staffan Söderberg, vice-presidente do GT acrescentou: "No total, trabalhamos cerca de 7mil horas-homem durante a semana e é um pequeno milagre ver 305 especialistas em responsabilidade social entrarem em consenso sobre questões complexas. Temos sido realmente capazes de aumentar a acordo sobre as orientações do Projeto de Norma e podemos ver a luz no fim do túnel”.

Este foi o primeiro evento deste GT que teve o selo “carbono zero” e “lixo zero”. A próxima reunião do GT RS da ISO será realizada em Copenhague, na Dinamarca, na primeira metade de 2010. A publicação da ISO 26000 está prevista para setembro de 2010.


Leia mais:

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital