Editorias / ISO 26000
HOME | ISO 26000 | Notícias | 1ª Reunião: "Dinâmico!" Assim foi o primeiro encontro da ISO 26000

ISO 26000

26 de Agosto de 2009

 

1ª Reunião: "Dinâmico!" Assim foi o primeiro encontro da ISO 26000

 elevador-ecod.jpg
Salvador, capital da Bahia, sediou o primeiro encontro do GT da ISO 26000
Foto: Mario Carvajal

“Dinâmico!”. Foi assim que o time de líderes do Grupo de Trabalho em Responsabilidade Social da ISO (GT RS) descreveu o primeiro encontro de formulação da norma ISO 26000. Formado por brasileiros e suíços, o primeiro grupo foi montado para orientar a criação da futura norma e desenvolver um sistema democrático e participativo que envolvesse diversos líderes de todo o mundo.

“Além de dar foco no desenvolvimento do modelo de RS, fornecendo-lhe uma designação, ISO 26000, o primeiro encontro foi o cenário de uma primeira fase essencial da ‘formação do time’, que precisa acontecer antes do ‘desempenho do time’ entrar em ação”, lembrou o secretário geral da ISO, Alan Bryden.
O primeiro encontro foi realizado entre os dias 7 e 11 de março de 2005, em Salvador, Brasil, e foi o “pontapé inicial” nessa nova iniciativa da ISO na área da responsabilidade social empresarial. A reunião alcançou um alto índice de comparecimento (com representantes de 43 países membros do ISO, além de 24 organizações ligadas) e definiu um novo benchmark para a participação de stakeholder.

Inovação

A inovação ficou por conta da nova abordagem da ISO que visa garantir que os padrões do GT RS beneficiem amplamente todos os interessados na responsabilidade social. O grupo é formado por representantes de indústria, governo, trabalhadores, consumidores, organizações não-governamentais e outros, de forma a torná-lo equilibrado. A equipe é homogenia também no que diz respeito a gênero e região geográfica.

“Apesar de um número grande de participantes e do fato de que muito deles estavam tendo seu primeiro contato com o sistema de desenvolvimento de normas da ISO, uma representação boa, equilibrada, foi atingida e a reunião foi muito produtiva, formulando resoluções que começam a preparar o caminho para seguir o trabalho com a norma”, comentou Jorge Cajazeira, membro brasileiro e presidente do GT RS nomeado pela ABNT.

Após muitos debates, opiniões e discussões (inclusive durantes as pausas) foram formuladas 32 resoluções sobre a futura norma. Termos de referência do GT, sua estrutura, atribuição das lideranças em seus subgrupos, o desenvolvimento de procedimentos de trabalho especial, uma data-limite para a publicação e comunicação capaz de satisfazer os interesses intensos por esta iniciativa da ISO foram definidas já na primeira reunião.


Leia mais:

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital