Editorias / ISO 26000
HOME | ISO 26000 | Notícias | 5ª Reunião: Encontro registra considerável aumento de participantes

ISO 26000

26 de Agosto de 2009

 

5ª Reunião: Encontro registra considerável aumento de participantes

iso.jpg

A amplitude do apoio internacional para o desenvolvimento da futura norma ISO 26000 foi demonstrado durante a 5ª reunião plenária do Grupo de Trabalho em Responsabilidade Social (GT RS), realizada em Viena, na Áustria, entre 5 e 9 de novembro 2007.

O encontro atraiu a participação recorde de cerca de 400 especialistas representando os seis stakeholders participantes: indústria, governo, trabalhadores, consumidores, organizações não-governamentais e de serviços, suporte, pesquisa e outros. O número de países em desenvolvimento membros quase dobrou desde o início do processo e ultrapassou o número de membros dos países desenvolvidos.

"A sessão plenária de Viena, atraiu o maior número de participantes na história do GT RS", reforçou o presidente do GT, Jorge Cajazeira, em uma conferência para a imprensa realizada para sensibilizar o trabalho. "Isso indica que a importância do trabalho, que é muito diferente da padronização técnica típica e aborda questões que são relevantes e importantes para a sociedade", afirmou.

Quase 7.225 comentários foram recebidos de especialistas do GT RS sobre o terceiro Projeto de Trabalho da ISO 26000 (antes de Viena). Diversos temas-chave foram resolvidos na reunião para que o texto pudesse ser lançado para a elaboração do quarto Projeto de Trabalho. Este projeto foi desenvolvido por uma nova Integrated Drafting Task Force (IDTF), estabelecida na reunião de Viena, com uma representação equilibrada dos interessados.

Staffan Söderberg, vice-presidente do GT, comentou: "a reunião de Viena será lembrada como o último encontro em que redigimos em silos e a primeira reunião onde os nossos 400 especialistas abriram caminho para uma elaboração integrada, construída sobre bases importantes estabelecidas por Grupos de Tarefas anteriores. É um forte sinal do crescente consenso entre os diferentes stakeholders que compõem o GT RS”.

Além dos trabalhos de elaboração da norma, a ISO e o GT RS também atuam para aumentar a representação e a sensibilização da questão. Até a data, os membros do GT já agrupavam 71 países participantes, com outros oito, como observadores, além de 37 organizações ligadas. No decorrer do ano, desde a última reunião plenária, fundos foram levantados pela Trust Fund permitindo que seis delegados participassem da reunião de Viena, além de viabilizar a realização de diversas oficinas de sensibilização em várias partes do mundo.


Leia mais:

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital