Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Notícias | "Minhocasa" é solução para compostagens dentro de casa

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

05 de Fevereiro de 2010

 

"Minhocasa" é solução para compostagens dentro de casa

 minhocasa-01.jpg
A Minhocasa pode reaproveitar até 30 litros de lixo por mês/Fotos: Divulgação

Cultivar minhocas pode não parecer uma ideia muito boa para alguns, mas para os permacultores César Danna, Cristina Garcez e Clarissa Danna essa é uma excelente maneira de reduzir o lixo e produzir composto orgânico de alta qualidade. Para isso eles criaram a Minhocasa – uma composteira compacta e muito simples capaz de gerar adubo e fertilizante natural de forma simples e em qualquer casa.

O kit é formado por três caixas, uma tampa, um garfo de jardim, uma torneira, cama de composto (húmus) e matrizes de minhocas. Ela é facilmente montada e sua manutenção pode ser feita por qualquer pessoa.

Segundo o fabricante, uma Minhocasa pode evitar que até 30 litros de lixo orgânico sejam jogados fora todos os meses, ajudando a reduzir a quantidade de resíduos dos aterros e aumentando sua vida útil.

Funcionamento

As três caixas são empilhadas e cada “andar” tem uma função. O usuário começa utilizando a caixa do meio. Durante algumas semanas ele irá misturar restos de alimentos, podas de jardim e papéis no composto depositado na caixa junto com as minhocas.

 minhocasa-02.jpg
O húmus das minhocas vira adubo natural

Quando ela estiver cheia, basta colocar a segunda caixa por cima (tapando a do meio) e continuar depositando seus restos orgânicos. Na parte de baixo dessa caixa existem furinhos por onde as minhocas irão passar em busca do alimento recém-depositado no andar de cima. Quando isso acontecer é um sinal de que o material orgânico da caixa do meio acabou e o composto já está pronto para ser utilizado.

“Quando a caixa estiver cheia e as minhocas migrarem para a caixa de cima, está pronto o adubo que pode ser depositado em todo o jardim ou vasos da residência, condomínio ou hortas”, disse César Danna. O líquido produzido no processo de decomposição irá escorrer pelos furos para a terceira caixa e também poderá ser usado como fertilizante líquido.

Aí é só esvaziar as caixas, trocar a de cima por a do meio (agora vazia) e continuar reaproveitando os resíduos orgânicos produzidos em sua casa. Segundo César, 50 dias são suficientes para produzir a primeira leva do composto.

O kit é compacto e pode ser utilizado na varanda, lavanderia, área de serviço ou até no canto de um quintal. Os produtores e usuários garantem que ele não exala nenhum mau cheiro nem atrai insetos.

Uma composteira grande comporta até 1 litro de lixo, quantidade relativa a uma família de três a quatro pessoas, enquanto que a pequena suporta até 0,5 litros. Os kits podem ser adquiridos pela internet e custam R$305,00 e R$215,00, mais o frete.

No vídeo abaixo, César apresenta o kit e mostra como o processo funciona: 


Leia também:

 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital