Editorias / Água
HOME | Notícias | Água será o recurso mais impactado pelas mudanças climáticas, dizem especialistas

Água

09 de Fevereiro de 2010

 

Água será o recurso mais impactado pelas mudanças climáticas, dizem especialistas

 agua-capa.jpg
As mudanças climáticas poderão provocar problemas como desertificação, enchentes, derretimento de geleiras, ondas de calor, ciclones e doenças transmitidas pela água, como o cólera/Foto: WHO

A água pode ser o recurso natural mais impactado pelas mudanças climáticas, afirmaram especialistas da ONU, no domingo, 7 de fevereiro. Além de problemas como desertificação, enchentes, derretimento de geleiras, ondas de calor, ciclones e doenças transmitidas pela água, como o cólera, a crise da água ainda pode causar conflitos em diversas regiões do planeta.

"As principais manifestações ligadas à alta das temperaturas dizem respeito à água", disse em entrevista à agência Reuter o presidente da ONU-Água, Zafar Adeel. Ele coordena os trabalhos relacionados à água entre 26 agências das Nações Unidas, é diretor do Instituto de Água, Meio Ambiente e Saúde, sediado no Canadá e pertencente à Universidade das Nações Unidas.

Parte vital de todos os sistemas naturais e habitats, as perturbações causadas pelo desequilíbrio ambiental podem ameaçar a agricultura e o suprimento de água potável, desde a África até o Oriente Médio.

"E isso gera potencial para conflitos," disse Adeel ao citar o exemplo de Darfur, no Sudão, que tem seu conflito agravado pelas décadas de secas, desertificação e superpopulação.

 agua-03.jpg
As desertificações irão se agravar em regiões como Ásia central e o norte da África/Foto:Yeoh Guan Hong

Cooperações

Mesmo com a capacidade de gerar guerras entre diversos povos, a carência de água pode servir como pretexto para promover ações de cooperações entre as regiões. "A água é um ótimo meio para cooperações. Costuma ser uma questão desvinculada da política e com a qual é possível trabalhar", defendeu Adeel.

Ele lembrou casos, como o da índia e Paquistão, que colaboraram para gerir o Indo, apesar de seus conflitos de fronteira, e Vietnã, Tailândia, Laos e Camboja, que cooperam na Comissão do rio Mekong.

"Há muito mais exemplos de cooperação internacional bem sucedidos que de conflitos em torno de água", reforçou também em entrevista à Reuters, Nikhil Chandavarkar, do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU e secretário da ONU-Água.

"Estamos tentando aproveitar os exemplos bons de cooperação, como o Mekong e o Indo. Mesmo quando havia hostilidades entre os países em volta, os acordos funcionaram", completou.

 agua-05.jpg

Secas por todo o mundo

Segundo o painel de especialistas da ONU, até 2020, 250 milhões de pessoas na África poderão sofrer ainda mais com a escassez de água. Dados da agência Reuters apontam que a Ásia central e o norte da África ficarão mais secos em função das mudanças climáticas e mais pessoas, além das de 2,8 bilhões atuais, não terão acesso a saneamento básico.

Tudo isso faz do tema algo cada dia mais relevante nas discussões sobre segurança alimentar, paz, mudanças climáticas e recuperação da crise financeira. "A água é fundamental em cada uma dessas discussões, mas não costuma ser percebida como tal", disse Adeel.

Uma alternativa sugerida pelo presidente da ONU-Água é aumentar o gerenciamento da água, contabilizando quanto dela é embutida nos produtos comercializados em todo o mundo. Segundo Adeel, um estudo mostrou que são necessários 15 mil litros de água para produzir uma única calça jeans.

A administração desse consumo, mais uma conscientizar das indústrias sobre o gasto de água, são opções para ajudar a promover a conservação do recurso natural, defendem. 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital