Editorias / Vida e Saúde
HOME | Notícias | Amigos atravessam os EUA de bike em busca de histórias sobre comida local

Vida e Saúde

23 de Julho de 2010

Leia Também
 

Amigos atravessam os EUA de bike em busca de histórias sobre comida local

 bikeloc-capa.jpg
Os colegas de faculdade, Robert DuBois e Aaron Zueck, decidiram atravessar o país em busca de uma alimentação mais natural/Fotos: Divulgação

Quando Robert DuBois e Aaron Zueck se conheceram na faculdade, em 2003, mal sabiam que dentro de em alguns anos eles embarcariam em uma das maiores aventuras de suas vidas. Neste momento, os dois estão cruzando os Estados Unidos de bicicleta em busca de grandes histórias sobre o Movimento pela Comida Local.

“Por muito tempo eu achei que a comida que eu ingeria estava me fazendo mal, e durante o processo de descoberta dos motivos disso, eu percebi como nosso sistema de alimentos industriais funciona e que a melhor cura está na boa alimentação”, afirma DuBois.

Já Zueck conta que, junto com alguns amigos, costumava preparar jantares para toda a família nas terças-feiras, e que isso o motivou a descobri como esse costume era reaplicado em outras regiões do país.

 bikeloc-02.jpg
Eles saíram de Vermont com destino a Portland

“Eu admiro a comunidade, amo a comida e fico muito feliz em saber de onde ela vem. Por isso queria ver o que outras pessoas estavam fazendo ao redor do país, aproveitar a oportunidade para aprender com eles e espalhar suas palavras para outras pessoas”, afirmou.

Foi assim que ele e seu amigo decidiram sair de Vermont, um estado rural no extremo leste do país, até Portland, uma cidade no noroeste dos Estados Unidos considerada uma das mais ecológicas do mundo. Ao todo, serão cerca de 100 dias de muita estrada, sabores e novos amigos.

Bikeloc

O nome do projeto, Bikeloc, que é uma mescla das palavras bike, local e potluck (expressão americana para grandes refeições comunitárias), significa o real sentido da expedição, afirmam os viajantes.

bikeloc-03.jpg
A intenção da dupla é conhecer e propagar os princípios da alimentação local por todo o mundo

“A intenção é unir as pessoas para conversar sobre os alimentos em suas comunidades. Esperamos fazer novas conexões, compartilhar ideias e iniciar ou dar continuidade a projetos que envolvam o tema, seja organizando uma nova potluck, plantando alguns tomates, trabalhando para legalizar a criação de galinhas em uma cidade ou instituindo um sistema de distribuição local de alimentos”, afirmam.

A proposta agradou tanto que chegou a ser uma das vencedoras do projeto Pepsi Refresh, que premiou boas ideias capazes de contribuir com a melhoria de diversas áreas, como saúde, cultura, alimentação e comunidade.

Eles ainda estão documentando todos os passos em um blog, publicando através de vídeos e posts os comentários e depoimentos das pessoas que encontram pelo caminho. “Esperamos que esses vídeos mostrem o que está acontecendo na base do movimento e que inspirem outras pessoas a iniciarem algo do tipo em suas casas e comunidades”.

Confira o vídeo de apresentação do projeto (em inglês):

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital