Editorias / ISO 26000
HOME | Notícias | Aprovada a norma ISO 26000 de responsabilidade social

ISO 26000

19 de Fevereiro de 2010

 

Aprovada a norma ISO 26000 de responsabilidade social

iso26000

A norma internacional ISO 26000 de responsabilidade social foi aprovada em votação realizada no dia 14 de fevereiro pelos membros da ISO e seus stakeholders. A versão final do texto será apresentada em maio, na próxima reunião do Grupo de Trabalho da ISO de Responsabilidade Social (ISO/WGSW), em Copenhagen, na Dinamarca. Com a aprovação, o Rascunho de Norma Internacional (DIS) passa para o estado de Rascunho Final de Norma Internacional (FDIS) – última etapa antes de a nova norma ser publicada pela ISO.

A votação foi feita por Organismos Nacionais de Normalização (ONN), formados por membros da ISO. Mais de dois terços dos membros que participam no desenvolvimento da ISO 26000, conhecido como "membros-P", votaram a favor da transferência do documento para o estágio FDIS, e menos de um quarto do número total de organismos membros da ISO (incluindo os membros que não participam do ISO/WGSR) foram contra. Estes são os dois critérios numéricos estabelecidos pelas diretivas da ISO/IEC para a aceitação de um consenso sobre o DIS.

Com a decisão positiva, o documento será publicado no terceiro ou quarto trimestre de 2010. A data limite para a publicação oficial da ISO 26000 como norma internacional é até o final de 2010. De acordo com membros da ISO, o calendário é muito apertado e poderá ser necessário rever esta data na reunião de Copenhague.

Para o presidente da ISO 26000, o brasileiro Jorge Cajazeira, o mais importante é que a norma foi aprovada e que a partir de agora são só os tramites normais de encaminhamento para a finalização do documento. A norma começou a ser desenvolvida em 2005, passando por sete reuniões e a participação de todas as partes interessadas.

A ISO 26000 irá prover diretrizes sobre responsabilidade social globalmente com base em um consenso internacional entre especialistas representantes dos principais grupos de intervenientes. Com isso, a norma pretende incentivar a implementação das melhores práticas de responsabilidade social em todo o mundo a partir de exemplos desenvolvidos pelas iniciativas existentes nos setores público e privado.


Veja também

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital