Editorias / EcoDesign
HOME | Notícias | Árvore de Natal mais verde do que nunca

EcoDesign

10 de Dezembro de 2008

 

Árvore de Natal mais verde do que nunca

Não há nada mais simbólico desta época do ano que as árvores de Natal. Aqui no Brasil a maioria delas é feita de materiais sintéticos, como o plástico. Já em outros países, a tradição manda derrubar um pinheiro de verdade para abrigar os presentes de Papai Noel. Algumas idéias mostram que é possível montar uma árvore linda agredindo minimamente o meio ambiente.

No blog Rainhas do Lar, as leitoras enviaram diversas idéias de enfeites natalinos feitos em casa e utilizando materiais reciclados como garrafas de azeite, papelão, galhos de árvores e cones de trânsito. Confira o depoimento de cada uma delas:

Flaviana:

arvores4.jpg
Enfeite de mesa é feito com garrafa de azeite/Foto: Rainhas do Lar

“Esse ano desisti de armar uma árvore de Natal, pois tenho uma palmeira enoooooooooooorme na sala e, pra não haver excesso, resolvi fazer apenas um arranjo de mesa (meu ap. é bem pequeno, um arranjo basta).”

Ana Cláudia:

arvores3.jpg
Árvore conceito é feita com galho seco/Foto: Rainhas do Lar

“Aproveitei que há duas semanas atrás teve uma ventania após uma chuva (que graças a Deus não foi nem perto do que aconteceu em SC) e peguei este galho que caiu a duas quadras daqui de casa. Mas o principal foi como penduraria o galho, porque levitar ficou fora de questão.

Depois de pensar na quantidade de fios que teria que colocar entre um varão e outro das minhas cortinas, resolvi que colocaria em um vaso. Só que o galho é pesado, apesar de não parecer. Tive que encher o vaso com areia e colocar na parte de cima uma camada de gesso para que pudesse segurar o cano de PVC que manteria o galho de pé. Foi uma função, mas deu certo. Coloquei sal grosso (nunca é demais) em cima para dar um ‘acabamento’.”

Tatai:

arvores2.jpg
Papelão foi a matéria-prima utilizada para confeccionar o enfeite/Foto: Rainhas do Lar

“Catei as caixas na rua, desmontei, desenhei, cortei, montei, pintei, escondi os defeitos e, só então, parti pra parte que a gente já conhece: bolinhas, frufrus e cia. Meu namorido achou (também na rua) a decoração do ano passado de alguma loja grã-fina e trouxe pra casa essas bolinhas azuis fofíssimas, além da tela prateada que foi super aproveitada. O resultado tá aí. Linda, ecologicamente correta e com neve artificial.”

Marcinha:

arvores1.jpg
Os furos no cone dão efeito iluminado à árvores de natal/Foto: Rainhas do Lar

“A árvore foi inspirada numa peça criada pela Katita de patchwork, aproveitei a combinação dos tecidos que já tinha em casa e coloquei a mão na massa fazendo fuxicos
tradicionais e em forma de flores.

Usei muitos botões de diversas cores e tamanhos para o acabamento, bolas prateadas, cristais e fita cetim em tamanhos variados. Usei um cone de transito como base da árvore que meu namorado fez vários furos e instalou uma lâmpada interna assim a árvore ganhou um efeito após ser forrada com o recorte dos tecidos.

Eu queria no topo algo diferente então utilizei um molde para cortar bolos em forma de flor, forrei dos dois lados uma cartolina com uma das padronagens de tecido e encaixei dentro do molde. Coloquei um fio de nylon e prendi no teto assim ela fica girando e recebe a luz que sai da boca do cone.”

Natal sustentável em todo o mundo

E a moda das árvores sustentável está pegando em todo o mundo. A tradicional árvore de natal do Rockefeller Center, em Nova York, está mais verde do que nunca. Isso porque a prefeitura da cidade tomou diversas medidas para reduzir os impactos do mega enfeite de mais de 20 metros de altura.

Entre as ações está o corte manual do pinheiro, a reciclagem do material utilizado no corte e reflorestamento da área desmatada, utilização de 30 mil LEDs eco-eficientes para iluminar a árvore, energia elétrica proveniente de uma estação de energia solar recém instalada no topo dos prédios do Rockefeller Center e trituração e conversão dos restos da árvore em esquadrias que serão utilizadas na construção civil.

Já no Japão, um tapete high tech virou notícia por converter a pisada dos pedestres em eletricidade. O tapete fica na calçada e todo mundo que passa por lá faz questão de pisar no equipamento. Essa energia é utilizada para iluminar a árvore de natal montada em Shibuya, no centro de Tóquio. 

tapete-1.jpg
O tapete gera eletricidade que alimenta a árvore natalina/Foto: AFP

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital