Editorias / Moda e Beleza
HOME | Notícias | Bijuterias com materiais naturais e responsabilidade ambiental

Moda e Beleza

01 de Março de 2010

Leia Também
 

Bijuterias com materiais naturais e responsabilidade ambiental

moda-2.jpg
Sustentabilidade e design contemporâneo em uma mistura natural: Esta é criação de Dandi Maestre / Fotos: Divulgação

Optar por acessórios, bijuterias ou mesmo joias com materiais naturais as vezes parece a melhor saída para destacar o visual sem agredir o planeta. Apesar de utilizar como matéria-prima sementes, pedras ou fibras naturais, esse tipo de acessório merece atenção, e os cuidados com o que se usa devem ser avaliados da extração até o descarte adequado do material.

Procurando aliar design e responsabilidade ambiental, Dandi Maestre criou uma coleção de aneis, pulseiras, colares e bolsas que além de lindos e originais, seguem as práticas sustentáveis do trabalho com as chamadas “biojoias”.

“A natureza é forte, corajosa e simples. Tendo a natureza como a minha inspiração, vou continuar a explorar formas orgânicas e criara um diálogo sadio entre a produção humana e o meio ambiente”, diz Dandi, que mantém um atelier em Toronto, no Canadá.

moda-1.jpg
Sementes e restos de troncos são alguns materiais utilizados pela artista canadense

Orgânicos, os acessórios criados pela artista respeitam criteriosos passos até chegar as mãos dos compradores, desde a busca por designs modernos até à preocupação com a administração dos resíduos gerados durante a produção. Segundo Dandi, alguns dos pontos sustentáveis da produção são:

• Usar materiais naturais ou reciclados e trabalhar apenas com pessoas que pensam no coletivo.
• Utilizar madeira recuperada de árvores caídas ou de troncos encontrados nas margens de lagos ou do mar.
• Todo material de origem animal é subproduto de bovinos criados de maneira ética e responsável. Ainda assim, nada oriundo de espécies ameaçadas entra nas criações.
• As sementes são colhidas sem prejudicar as árvores de onde elas vêm.

moda-3.jpg

• As peças que são confeccionadas não são tratadas com produtos químicos adicionais, e para proteger as pulseiras, colares e aneis, óleos naturais são usados no lugar de substâncias sintéticas.
• Todas as embalagens são feitas de materiais reciclados, como latas e papelão.
• Os produtos são feitos sob encomenda para garantir a qualidade, diminuir a quantidade de material desperdiçado e aquecer a produção local
 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital