Editorias / EcoDesign
HOME | Notícias | Biomimética: A natureza como modelo e medida

EcoDesign

26 de Junho de 2009

 

Biomimética: A natureza como modelo e medida

Biomimética
Uma marca de mp3 players usou os principios de reflexão da luz, comum às asas das borboletas, para reduzir o consumo de energia e melhorar a visibilidade dos seus visores / Fotos: Divulgação

A palavra que vem do grego bios (vida) e mimesis (imitação) resume o simples conceito da Biomimética: a natureza como inspiração inventiva. Apesar disso, a aplicação desta inovação é um pouco mais complexa e influencia diretamente nos hábitos da humanidade, e foi, mergulhando o conceito em tecnologia, que saíram os resultados incríveis desta fusão entre a inspiração pelo natural e as construções humanas.

Janine M. Benyus, escritora científica, defende em seu livro Biomimética: Inovação Inspirada pela Natureza que esta busca vem contra a tendência moderna de dominar ou melhorar a natureza, e se mostra como uma verdadeira revolução na interação Homem x Meio ambiente. “Essa respeitosa imitação é uma abordagem totalmente nova. Diferentemente da Revolução Industrial, a Revolução Biomimética inaugura uma era cujas bases assentam não naquilo que podemos extrair da natureza, mas no que podemos aprender com ela”, afirma.

Biomimética
  Em resumo, a biomimética busca entender as melhores ideias da natureza, e transportá-las para todos os âmbitos da vida moderna.

Biologia, química, física, informática, matemática e eletrônica se misturam para reverenciar a sabedoria natural, possibilitando um elo sadio entre a nossa casa, o planeta, e seus habitantes. “Fazendo as coisas à maneira da natureza, temos a possibilidade de mudarmos a forma pela qual produzimos alimentos, aproveitamos energias, curamo-nos, armazenamos informações e administramos os nossos negócios”, conclui a pesquisadora Janine.

“Nós, os humanos, temos usado os recursos naturais de forma totalmente ineficiente e perdulária, com elevados custos ambientais. A biomimética nos oferece um caminho para aprender com os seres vivos como resolver nossos problemas de forma sustentável”, afirmou o engenheiro Jairo Siqueira, que desenvolveu o conceito de Criatividade Aplicada, onde estratégias são ferramentas para o desenvolvimento do pensamento criativo e solução de problemas.

Biomimética
Inspirando-se na eficiente beleza da natureza, a biomimética também propõe a criação de novos valores culturais, tendo o respeito ao meio ambiente como o principal deles.

Os avanços já são notados em nosso dia a dia há bastante tempo, de maneiras mais singelas ou nas grandes evoluções sustentáveis. Para o cientista Stephen Wainwright, a biomimética se torna “a mais desafiadora e importante ciêncBiomiméticaia biológica do Século 21”. Veja algumas criações que usaram o princípio da biomimética:

  • Adesivos não-tóxicos: inspirados nas substâncias desenvolvidas por salamandras.
  • Velcro: percebido pelo seu criador durante uma caminha, o velcro veio do estudo de pequenos vegetais de espinhos que ficaram grudados na calça durante o passeio.
  • Construções Ecoeficientes: inspiradas nas casas de insetos como cupins, conseguem atingir uma eficiência energética maior em comparação as comuns.
  • Tintas que facilitam a limpeza: a planta Lotus é conhecida por possuir mecanismos próprios de limpeza e inspirou a criação de tintas, ceras de aplicar em vidros e revestimentos de carros.
  • Taxol: novo e promissor medicamento anticancerígeno, é encontrado na casca do teixo do Pacífico, planta originária do noroeste do oceano Pacífico.

Com a agressividade do desenvolvimento humano em relação à natureza em constante pauta na contemporaneidade, a biomimética ganhou força como uma efetiva mudança na vida moderna. Com raízes na simplicidade e aplicação pouco mais trabalhosa, a biomimética não assusta e assume grande potencial dentro do comportamento sustentável. Para desmistificar a complexidade, o instituto norte-americano de biomimética Biomimicry Institute divulga divertidas músicas infantis que despertam a educação sobre a importante ciência entre as crianças e podem ser ouvidas livremente pelo Myspace do grupo Ask The Planet (em português, Pergunte ao Planeta).

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital