Editorias / Carros e Transportes
HOME | Notícias | Byke.Mobi: Sistema particular de aluguel de bikes ganha força em diversos países

Carros e Transportes

07 de Setembro de 2010

Leia Também
 

Byke.Mobi: Sistema particular de aluguel de bikes ganha força em diversos países

 bici.jpg
Foto: Juan José Aza

Os sistemas de aluguel de bicicletas já se tornaram um sucesso em diversos países, e muitas outras prefeituras estão se animando em implantar o modelo em suas cidades.

Mas um grupo britânico resolveu ir além: eles montaram um negócio onde cada dono de bicicleta pode colocar o seu modal à disposição dos demais ciclistas para aluguel. Assim, além de contribuir com um trânsito mais sustentável, eles ainda garantem uma graninha a mais no final do mês.

O funcionamento do Byke.Mobi é bastante simples: os interessados cadastram suas bicicletas no site do projeto, informando o endereço e telefone de contato. Depois, o ciclista faz uma busca na página pela bicicleta disponível mais próxima. Na listagem ele poderá conferir o peso da bicicleta, quanto custa o aluguel diário e onde ela está localizada.

Quem quiser alugar a sua bicicleta ganhará 66% de toda a receita, sendo que todos os países têm um preço fixo de aluguer por dia. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse preço corresponde a US$ 5,00, enquanto no Reino Unido o valor mínimo é € 4,20.

Vida nova às bicicletas

Segundo os responsáveis pelo Byke.Mobi, a ideia por trás deste conceito é colocar em circulação as milhares de bicicletas que estão paradas em diversas cidades, transformando-as em um meio de transporte para outros ciclistas.

“Quisemos dar aos donos de bicicletas o conceito de angariarem receitas através dos seus veículos. Não estamos falando apenas de responsabilidade ambiental, mas também de um sentido comercial”, revelou o responsável pelo projeto, Peter Abrahamson.

Outro argumento dos criadores do projeto é o fato de esse sistema ser consideravelmente mais barato que os modelos adotados pelas prefeituras. Por não haver nenhuma infra-estrutura, ele dispensa investimentos iniciais, e todos os custos com manutenção cabe aos donos das bicicletas e seus respectivos “clientes”.

“O serviço foi desenvolvido em uma semana e sem investimento financeiro, ao contrário do esquema de Boris Johnson [prefeito de Londres], que custou aos contribuintes cerca de 170 milhões de euros. Ao envolver toda a comunidade e incentivá-la a alugar as bicicletas, estamos reduzindo a necessidade de um investimento elevado por parte dos contribuintes”, concluiu Abrahamson.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital