Editorias / Eventos e Campanhas
HOME | Notícias | Camarote Expresso 2222 traz sustentabilidade para o carnaval da Bahia

Eventos e Campanhas

09 de Fevereiro de 2010

 

Camarote Expresso 2222 traz sustentabilidade para o carnaval da Bahia

gil.jpg
Do teto à pista de dança, o máximo de sustentabilidade possível. Este é o objetivo do camarote Expresso 2222 neste ano / Fotos: Divulgação

Com 60% dos materiais utilizados na sua construção de origem reciclada ou reutilizada, o destaque sustentável do carnaval deste ano é o camarote Expresso 2222, capitaneado pelo cantor Gilberto Gil e sua mulher, Flora Gil.

A proposta de transformar a festa popular em um difusor de bons hábitos veio da produtora Flora, que teve a ideia de usar como tema o verso “Transformai as velhas formas do viver” da música Tempo Rei, criada pelo compositor detalhe-madeira.jpgbaiano.

Com investimentos que vão de telhas de embalagens Tetra Pak recicladas até a moderna pista de dança sustentável, o camarote espera receber foliões e convidados em um ambiente eco-eficiente e aconchegante, onde educadores ambientais apoiarão e ensinarão os convidados a participarem do processo de gestão de resíduos após o consumo.

Matéria-prima vegetal e responsabilidade social

Detalhadamente - e ecologicamente - pensado, o espaço que fará parte do circuito mais disputado da festa (circuito Barra-Ondina) busca divulgar novidades em produtos sustentáveis e boas práticas de responsabilidade até mesmo entre o corpo de funcionários envolvidos, que segundo a empresária, tem maioria de profissionais locais.

“São trabalhadores locais nas seguintes áreas: segurança, garçons, decoração, buffet, estagiários, pedreiros, arquitetos e engenheiros. Já na produção e na assessoria temos gente local e do Rio. Gosto de gerar renda local e trabalhar com os baianos”, afirmou Flora em entrevistas.

Ainda em clima de consciência ambiental, a produção destacou que até mesmo os talheres e copos seguem critérios sustentáveis: os pratos e talheres são feitos de fécula de mandioca e de milho, e os copos descartáveis serão a base de resina de amido de milho, 100% biodegradáveis e compostáveis.

opppssss.jpg
Artesanatos de cooperativas, jardins verticais e pista de dança sustentável: estes serão alguns dos detalhes eco-eficientes do camarote Expresso 2222

Além disso, o projeto tem ainda o compromisso de compensar suas emissões de carbono através do plantio de árvores e de distribuir presentes feitos por cooperativas de artesãs para seus convidados, outro exemplo de responsabilidade social empregado no evento sustentável.

Exclusividade sustentável

Outro ponto original do camarote é a linha de decoração e de móveis. Assinado por outra estrela da música baiana, o cantor Durval Lélis, do grupo Asa de Águia, o mobiliário do espaço será todo produzido com madeira reaproveitada de demolição.

E para encerra a festa sem cair do “salto”, ou melhor, do “estilo consciente”, o Expresso 2222 acrescentou a sua programação o “Arrastão da Limpeza”, que acontecerá na quarta-feira de cinzas, e convidará a população a caminhar a contribuir com o recolhimento de resíduos deixados na avenida e posterior encaminhamento do lixo para postos de reciclagem.


Veja também:

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital