Editorias / Carros e Transportes
HOME | Notícias | Carro elétrico bate recorde e atinge mil quilômetros de autonomia

Carros e Transportes

28 de Maio de 2010

 

Carro elétrico bate recorde e atinge mil quilômetros de autonomia

 carro.jpg
Foto: Divulgação

Um carro desenvolvido pelo Clube Japonês de Veículos Elétricos acaba de entrar para o livro dos recordes. Ele atingiu a marca de mil quilômetros de autonomia com uma única carga na bateria. O feito histórico foi registrado pelo Guinness e aponta novos rumos da indústria dos carros elétricos.

O Daihatsu Mira percorreu o circuito de Tsukuba, localizado na cidade japonesa de Shimotsuma, durante 27 horas e meia, a uma velocidade de 40 km/h. Apesar da velocidade relativamente baixa, o carro chamou a atenção de todo o mundo pelos quilômetros percorridos.

Enquanto um elétrico comum garante em média 150 km de funcionamento com uma única carga, os engenheiros do Clube conseguiram bater seu próprio recorde, que era de 555 km, e passar dos mil quilômetros rodados.

O segredo para tamanha eficiência vem das 8.320 baterias cilíndricas de lithium-ion, "normalmente usadas em notebooks", segundo a empresa japonesa Sanyo. Cada uma delas pesa aproximadamente 44 gramas, o que totaliza cerca de 370kg – peso bem abaixo das baterias tradicionais.

Apesar do feito, o carro é apenas um protótipo e não existem planos de comercialização. Ainda assim, a realização mostra que o desempenho e a tecnologia dos carros elétricos podem surpreender nos próximos anos.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital