Editorias / Biodiversidade
HOME | Notícias | Cerrado terá fundo para práticas sustentáveis

Biodiversidade

26 de Setembro de 2008

 

Cerrado terá fundo para práticas sustentáveis


Ministro Carlos Minc no lançamento do Fundo Cerrado em Goiás. Foto:Jefferson Rudy/MMA

Práticas sustentáveis serão aplicadas no cerrado brasileiro. O que incentivará estas ações é a criação do Fundo Cerrado, anunciado pelo ministro do meio ambiente, Carlos Minc. "A exemplo do que ocorre da Amazônia, com monitoramento constante, teremos dados para fiscalização e pesquisa, o que vai permitir que as pessoas vivam com dignidade sem destruir a vegetação nativa.", garantiu Minc.

O anúncio foi feito na Universidade Federal de Goiás, no lançamento de ações para estimular a conservação e uso sustentável do cerrado. Dentre as ações estão a assinatura de protocolo de intenções para fortalecimento do sistema de monitoramento do desmatamento da vegetação desenvolvido pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da UFG, com apoio das organizações não-governamentais Conservação Internacional e The Nature Conservancy.

O sistema detectou desmatamento de cerca de 18.900 km2 de mata nativa, no período de 2003 a 2007. O ministro lembrou que das 416 espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção, 131 são do cerrado. Para reverter esse quadro, surgiu o Fundo Cerrado, a destinação de R$ 4,6 milhões para a gestão do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a determinação de preços mínimos para o pequi e o babaçu, produtos do extrativismo do cerrado.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital