Editorias / Ciência e Tecnologia
HOME | Notícias | Cientistas preparam relatório global sobre energias renováveis

Ciência e Tecnologia

01 de Fevereiro de 2009

 

Cientistas preparam relatório global sobre energias renováveis

 As mudanças climáticas se tornam cada vez mais constantes no mundo
As mudanças climáticas preocupam líderes de todo o mundo/Foto: Marcos Lacerda

Cientistas de 48 países, inclusive o Brasil, começaram a elaborar um relatório especial sobre as energias renováveis, intitulado "Fontes Renováveis de Energia e Mitigação da Mudança do Clima". O documento terá capítulos sobre biocombustíveis e segurança alimentar; desenvolvimento urbano; eficiência energética e outros temas científicos.

O objetivo é reunir informações importantes de agentes políticos, sociedade civil e setores privados a respeito do aquecimento global. O relatório tem conclusão prevista para o segundo semestre de 2010.

A primeira versão do relatório foi elaborada há cerca de um ano em reunião realizada na Alemanha. O encontro teve a coordenação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão que se dedica a avaliar opções para limitar as emissões dos gases de efeito estufa.

Entre quinta e sexta-feira, 29 e 30 de janeiro, cientistas de todo o mundo estiveram reunidos no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), a convite do IPCC, quando houve a decisão de se elaborar um relatório especial global sobre as mudanças climáticas.

"Sediarmos aqui uma reunião do IPCC reflete a importância que o mundo confere ao Brasil na área de mudança do clima", destacou Thelma Krug, assessora de Cooperação Internacional do INPE, em entrevista ao site Inovação Tecnológica.

Segundo Krug, que também integra o Conselho do IPCC, o Brasil encontra-se em posição de destaque na discussão sobre as energias renováveis, por conta do desenvolvimento do etanol e do conhecimento aprofundado de cientistas brasileiros sobre as alterações climáticas.

Leia também

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital