Editorias / Arquitetura e Construção
HOME | Notícias | Concurso internacional premia projeto de casa popular feita de taipa de pilão

Arquitetura e Construção

01 de Novembro de 2010

Leia Também

Guia da construção verde 05 de Março de 2010

Guia da construção verde

 

Concurso internacional premia projeto de casa popular feita de taipa de pilão

capa.jpg

Um grupo formado por cinco arquitetos portugueses desenvolveu o projeto vencedor da Trienal de Arquitectura de Lisboa, anunciado este mês e cujo tema foi "Casa em Luanda: pátio e pavilhão”. Eles criaram uma habitação feita com taipa de pilão composta por seis pátios ligados por um corredor central e que se relacionam com as diferentes funções da casa, como cozinha, sala, banheiro e quartos.

Liderado pelo arquiteto Pedro Sousa, o grupo foi composto ainda por Tiago Ferreira, Tiago Coelho, Bárbara Silva e Madalena Madureira e venceu outros 598 candidatos de várias partes do mundo.

De acordo com os arquitetos, o projeto foi baseado na idéia de uma casa onde os ambientes internos e externos se comunicassem permanentemente. Com isso, os moradores podem desfrutar de um interior protegido e com privacidade e autonomia para cada membro, ao mesmo tempo em que espaços externos funcionam como uma extensão do privado.

Mas o grande trunfo foi o uso da taipa de pilão como matéria-prima principal. Segundo os projetistas, a escolha foi feita devido à sua relação de custo/benefício: material barato, encontrado em todo o mundo e de fácil manuseio.

Além disso, a taipa funciona como isolante térmico e acústico, sendo uma barreira natural contra ventos e mantendo um alto conforto térmico dentro do ambiente. Para completar, o material possui longa durabilidade, é 100% reutilizável, e de baixo consumo de energia.

“As habitações construídas com esse sistema têm se mostrado como boas soluções para famílias que não possuem abrigo devido ao alto custo de construção”, afirmou Sousa.

Casa em Luanda: pátio e pavilhão

O objetivo do concurso era revelar projetos de residências de baixo custo, feitas para famílias de pouca renda e formadas por sete a nove pessoas. A construção ainda deveria apresentar princípios da sustentabilidade, como uso de materiais menos agressivos e vindos de fontes locais, além de ter espaços para a criação de hortas e animais.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital