Editorias / Vida e Saúde
HOME | Notícias | Conheça os selos nacionais para produtos orgânicos

Vida e Saúde

14 de Maio de 2010

 

Conheça os selos nacionais para produtos orgânicos

selos.jpg

A necessidade de adequar-se ao novo cliente, mais consciente, trouxe uma positiva pressão para que empresas e indústrias oferecessem produtos com maior rigor e responsabilidade ambiental. E para saber filtrar os produtos que hoje despontam nas prateleiras dos mercados como orgânicos, vale a pena ficar atento aos selos que eles recebem e para as instituições que lhes asseguram. Conheça mais sobre os selos nacionais para produtos orgânicos.

Ao optar por um produto certificado, o cidadão contribui não apenas com a manutenção de seu direito de cliente – o de adquirir um produto confiável – mas também com outros aspectos que envolvem todo o processo de produção. Solos assegurados, água não poluída, ecossistemas equilibrados, agricultores a salvo e mais saúde para o paladar são algumas das vantagens dos orgânicos. 

"A escolha do produto orgânico tem sido feita principalmente pela maior preocupação com a saúde. Em segundo lugar, pela prevenção do meio ambiente e, por último pela questão da qualidade sensorial, que é o sabor", destaca Neide Botrel Gonçalves, doutora em ciência dos alimentos e pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Desde final de 2007 em operação, o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica é o encarregado deste tema no âmbito nacional. Organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), o sistema foi estruturado com o objetivo de tornar a relação consumido – produto mais transparente.

“Ao adquirir um produto com o selo orgânico o consumidor poderá confiar que está consumindo um alimento mais seguro, por não conter defensivos agrícolas e, portanto, isento de substâncias que possam causar algum mal à sua saúde, além de contribuir para preservação do meio ambiente”, explica Cristiane Sampaio, pesquisadora da Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade (Dipac) da diretoria da Qualidade do Inmetro.

Segundo o órgão, os organismos interessados em fazer a avaliação dos orgânicos e adiquirirem o selo Orgânico Brasil deverão solicitar o credenciamento junto ao Inmetro e depois ao Mapa. As análises devem ser executadas por laboratórios credenciados por órgãos oficiais de âmbito federal.

E para que você, consumidor, consiga escolher entre tantos produtos que despontam neste mercado, fique atento à algumas certificações que atestam os orgânicos que trafegam pelo Brasil. Confira:

ibd-selo.jpg IBD

  • O que certifica?

Projetos agrícolas, produção de insumos, cosméticos, industrialização de alimentos, pecuária de corte, piscicultura, silvicultura, restaurantes, produtos de Limpeza e hotéis.

  • Como funciona?

A produção orgânica certificada pelo IBD inclui projetos agrícolas, produção de insumos, industrialização de alimentos, pecuária de corte, piscicultura, silvicultura, entre outros. Entre seus clientes figuram tanto grandes produtores e exportadores de produtos agrícolas quanto um número cada vez maior de médios e pequenos agricultores, algumas comunidades indígenas e um quilombo.

A certificação IBD tem credibilidade internacional e é monitorada por instituições como a IFOAM (International Federation of Organic Agriculture Movements), da Inglaterra; DAR, da Alemanha; USDA, dos Estados Unidos; JAS, do Japão e DEMETER International. Além disso, concede a certificação do padrão EUREPGAP (frutas, hortaliças e animais para produção de carne)

ecosocial-selo.jpg EcoSoscial

  • O que certifica?

Agricultura, pecuária, processamento, cosméticos e técnicas de extrativismo.

  • Como funciona?

O selo EcoSocial é uma identificação complementar aos padrões orgânicos IBD. Criado com o objetivo de conferir um certificado adicional aos projetos orgânicos e biodinâmicos que desenvolvem programas de responsabilidade social e ambiental, a certificação EcoSocial promove o monitoramento de ações no campo, assim como a verificação de aspectos sócio-ambientais em conformidade com os princípios do "Fair Trade" e a inspeção adicional ou em conjunto com a inspeção orgânica.



demeter-selo.jpg Demeter

  • O que certifica?

Agricultura, pecuária, processamento e cosméticos.

  • Como funciona?

Demeter é uma marca que identifica, mundialmente, os produtos biodinâmicos. Os produtos Demeter fazem parte de uma rede ecológica internacional ligada ao Demeter International, sediado na Alemanha.

abio-selo.jpg Abio

  • O que certifica?

Produtos de origem vegetal e animal, produtos processados, comercializadoras de produtos orgânicos e insumos para a produção orgânica.

  • Como funciona?

A ABIO integra a Rede Agroecologia Rio, Colegiado Estadual de Produtos Orgânicos do Estado do Rio de Janeiro, Colegiado Nacional de Produtos Orgânicos, Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável - CEDRS e a Câmara Setorial de Agricultura Orgânica, e tem como objetivo unir os esforços de entidades de governo e de organizações não-governamentais na geração e na disseminação de tecnologias para a agricultura orgânica.

ecocert-selo.jpg Ecocert

  • Qual produto certifica ?

Produtos e serviços vegetarianos, produtos orgânicos e insumos.

  • Como funciona ?

O critério básico para receber o selo é um mínimo de 95% de ingredientes orgânicos nos alimentos processados, já para ser garantido como um cosmético orgânico, o produto deve ter ao menos 95% de ingredientes vegetais e 95% destes ingredientes devem ser orgânicos certificados – no caso de cosméticos naturais, 50% dos insumos vegetais devem ser orgânicos. A certificação também pondera o comércio justo, o bem estar animal e a responsabilidade da empresa com o social e o meio ambiente.

oia.jpg OIA

  • O que certifica?

Práticas agrícolas e pecuárias, protocolos e atributos de qualidade ,pesca, cosméticos e alimentos orgânicos.

  • Como funciona?

A implementação de mecanismos de inspeção e auditoria da Organização Internacional Agropecuária (OIA) baseia-se na avaliação do cumprimento do sistema de produção em cada uma das etapas do processo até que o produto chegue às mãos do consumidor. Por isso, o produto é certificado e identificado com o Selo OIA que indica que foram respeitadas as normas e/ou sistemas de produção pelos quais foi certificado, e respalda o produtor, processador e comercializador diante dos olhos do consumidor oferecendo-lhe confiança e autenticidade a seus produtos.

 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital