Editorias / Moda e Beleza
HOME | Notícias | Cosméticos caseiros: cuidados e benefícios para uma pele saudável

Moda e Beleza

20 de Abril de 2010

Leia Também
 

Cosméticos caseiros: cuidados e benefícios para uma pele saudável

beauty.jpg
Ligada a alimentação e ao emocional, a pele merece mais cuidado na hora dos tratamentos caseiros / Foto: TheHealthyShoppers

Ingredientes naturais e frescos vêm sendo utilizados abundantemente por mulheres de todo o mundo há muito tempo. Com isso, aquelas famosas “receitas caseiras” ganharam espaço e na hora de cuidar da pele e correr atrás de uma beleza mais natural são as mais pedidas.

Apesar da aparente facilidade de manipulação, esses “produtos” de beleza feitos em casa requerem cuidados especiais e uma atenção dobrada de quem os faz. Em entrevista ao EcoD, a cosmetóloga Roseli Siqueira explica um pouco mais sobre a estética natural e a utilização de frutas e óleos no cuidado diário da pele.

“As pessoas precisam ter consciência de que a pele é o maior órgão do nosso corpo e cuidados com ela precisam ser tomados. Todas as sensações recebidas por nós estão ligadas à pele, que por sua vez está diretamente ligada ao emocional”, explica Roseli, pontuando a importância de se perceber com mais atenção as reações e mudanças da pele.

Para a cosmetóloga, que há 35 anos atua na área da estética, o cuidado com este órgão tem que partir desde o momento da nossa alimentação, especialmente quando escolhemos o que comemos e nos hidratamos.

“Quando vou a restaurantes fico impressionada com a escolha dos alimentos das pessoas. Elas precisam entender que a educação na alimentação é tão importante para a saúde como para a beleza. E no caso da saúde e beleza da pele, a água é o principal ingrediente, pois é a forma de manter 70% do equilíbrio hídrico – o que a torna fundamental”, diz.

Ao trazermos esse cuidado apenas para o uso de cosméticos naturais, o resultado pode não ser o esperado, mas de fato alguns benefícios podem ser notados, afinal, os 19 tipos de aminoácidos necessários ao nosso organismo na dieta diária podem ser conseguidos através de frutas e verduras.

Confira as dicas oferecidas pela cosmetóloga para a umectação e limpeza da pele do rosto em casa, aplicando somente ingredientes naturais a favor da saúde da sua pele.

frutas.jpg
Educação alimentar e hidratação: cuidados essenciais que devemos ter com a pele / Foto: Claudio Olivares

  • Pele seca

“O óleo de gergelim é um poderoso aliado da desintoxicação da pele de todo o corpo e é o principal ingrediente de uma emulsão especial para os rostos secos e que apresentam muitos pontos de ressecamento.

Uma colher de sopa do óleo, aplicado com uma massagem em todo o rosto, traz bons resultados para a pele, que também pode receber pequenos beliscões para ativar a circulação onde há focos de ressecamento mais intenso.

Uma outra dica é usar um pouco de filme de plástico, como aqueles usados na cozinha, nos locais mais secos e deixar o óleo agir um pouco mais ( cerca de 5 minutos). Depois, já é possível notar mais elasticidade na pele.”

  • Pele normal

“A zona T do rosto de pele normal costuma ser a região mais oleosa, contrastando com algumas rugas de expressão que aparecem em locais mais secos, como o entorno dos olhos.

Nesse caso, o ideal é colocar um pouco de esfoliante, para normalizar o ph da pele, nos locais mais oleosos. Uma colher de sopa de açúcar mascavo, misturada a uma colher de sopa de aveia e um pouco de leite de soja para umedecer fazem um bom esfoliante. Para aplicá-lo, basta massagear suavemente a zona T e depois ampliar para o resto do rosto.

Para finalizar, gérmen de trigo pode ser aplicado com cuidado nas regiões onde há rugas, mas jamais deve ser colocado na parte interna dos olhos, o que causaria complicações mais sérias.”

  • Pele oleosa

“Nesta pele, a manutenção diária deve ser feita com o auxilio de esfoliantes. Uma colher de sopa de fubá, acrescida a uma colher de sopa de aveia e a 3 colheres de sopa de iogurte natural compõem uma excelente emulsão para a pele oleosa.

Para aplicar, basta misturar os ingredientes e espalhar no rosto em movimentos deslizantes e suaves em direção ao couro cabeludo. Movimentos agressivos ativam ainda mais as glândulas do rosto intensificando a oleosidade.

O tempo da mistura no rosto será o responsável pela absorção do excesso de oleosidade da pele, por isso, o processo pode ser de 10 até 20 minutos.”

  • Atenção!

Cuidado com os ingredientes:

Cada pele tem uma sensibilidade, por isso a escolha de ingredientes é fundamental. Nada muito agressivo ou ácido é aconselhável. O limão, o leite da casca do mamão, a folha de uva e o própolis, por exemplo, são altamente corrosivos.

Cuidado com a manipulação:

Os tratamentos naturais nem sempre são positivos se ministrados incorretamente, por isso, é preciso ter o acompanhamento de um especialista. Afinal, não é porque temos acesso aos ingredientes que podemos usá-los de qualquer maneira.

Cuidados no preparo:

É ideal prepara as misturas em recipientes de vidro ou louça, de forma a evitar que elas oxidem. Qualquer receita deve ser utilizada imediatamente após o preparo, já que estão muito expostas a contaminações e estragam com facilidade. Além disso, evite exposição solar após o uso - chá de camomila ou erva doce sempre frio podem ser bons para acalmar a pele depois do processo de limpeza ou esfoliação.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital