Editorias / Moda e Beleza
HOME | Notícias | Cycle Chic: O elegante é ser sustentável

Moda e Beleza

08 de Dezembro de 2009

 

Cycle Chic: O elegante é ser sustentável

cycle-7.jpg
Cycle Chic: Ser sustentável é super elegante/Fotos: Copenhagen Cycle Chic

Vista mundialmente como um modelo de Sustentabilidade, a cidade de Copenhague, na Dinamarca, abriga mais do que o grande encontro de líderes para discutir o atual quadro das mudanças climáticas. Em meio a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP-15), a cidade chama atenção também por um aspecto comum a vida de seus habitantes: o uso inspirador das bicicletas.

Além de expoente quando ao assunto é mobilidade sustentável, o hábito da população de Copenhague de usar bicicletas como meio de transporte ganhou destaque até mesmo na moda, onde foi terreno fértil para a cultura do “Cycle Chic”.

Essa estilosa forma de andar de bikes surgiu quando o cineasta e fotógrafo Mikael Colville-Andersen deu início ao Copenhagen Cycle Chic, que desde 2006 registra em um blog a relação entre as bicicletas e a moda na cidade. 

Apelidado de Sartolialist de duas rodas”, em referência ao blog tendência sobre moda urbana, Mikael defende a adoção do meio de transporte alternativo, como já acontece em outras grandes cidades europeias como Paris, Berlim, Berne e Amsterdã, no lugar de outros veículos mais poluentes, como carros e ônibus.

cycle-8.jpg
Clicando os estilosos ciclistas, Mikael espera estimular o uso das bikes como meio de transporte

Como um acessório a mais na produção, os ciclistas usam as bicicletas para compor o visual urbano, sempre com muito estilo e criatividade, construindo looks que inspiram tanto os amantes de moda como os cidadãos que pelas ruas e avenidas circulam em suas bikes.

Parte da cultura e tradição, o uso de bicicletas em Copenhague foi repaginado para se adequar a contemporaneidade e motivar a população a olhar sob outro ângulo o uso das famosas “duas rodas”, sem esquecer o toque fashion.

E como motivou. A ideia ultrapassou o oceano e veio parar no Brasil! Aqui, blogs como "Curitiba Cycle Chic", "Porto Alegre Cycle Chic" e "Gata de Rodas", de São Paulo, mostram como a tendência se apresenta nas ruas de cidades brasileiras.

No blog Gatas de Rodas, a responsável pelos registros Verônica Mambrini comenta: “Na cidade, eu adoro pedalar com improváveis vestidos e saltinhos. No começo, parece absurda a ideia de que você não precisa comprar roupas especiais para andar de bike... O interessante é que com a prática, pedalar é cada vez mais normal e banal (no sentido de não exigir grandes preparações)”.

Ainda assim, é preciso estar ciente de alguns cuidados e atenções na hora de sair por ai pedalando pelas ruas, principalmente no Brasil, onde a infraestrutura para esse tipo de locomoção ainda é, em grande parte, ineficiente.

Apesar disso, a inspiração fica às ordens de quem se sentir motivado e quiser aderir a este estiloso meio de transporte.

cycle-5.jpg
Com segurança e com estilo!

Veja a galeria que preparamos no Flickr do EcoD com algumas fotos do Cycle Chic

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital